O Jogo como instrumento pedagógico para o ensino de Microbiologia
“O homem, desde o aparecimento da sociedade tem mostrado curiosidade e necessidade em compreender o Universo, compreender a si mesmo, as relações com os outros homens e do homem com o meio… o jogo aparece como uma forma de ação, de movimento, como atividade lúdica, alegre e divertida. Ele tem uma finalidade enquanto presente no conhecimento, na apropriação e na transformação da cultura (M. C. G. Andrade, 1998).
A utilização de jogos em sala de aula não têm um fim em si mesmo, mas constitui uma metodologia de estudo e ensino (na perspectiva do professor) bem como de aprendizagem e produção do conhecimento (na perspectiva do aluno).
Segundo Lino de Macedo (Aprendendo com jogos e situações problemas, ArtMed, 2000), o processo do conhecimento cujo resultado leva a uma real mudança de nível do jogador passa fundamentalmente por quatro etapas: a) Exploração do material e aprendizagem de regras. b) Prática do jogo e construção de estratégias c) Resolução de situações – problema. d) Análise das implicações do jogar.
Nesse contexto os jogos e atividades proposto no projeto Microbiologia para Todos pretendem constituir instrumentos para a:
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