Entre em Contato
Projeto MicroTodos – Microbiologia a Serviço da Cidadania

Jogos à sua disposição para você fazer dos micróbios seus aliados na sala de aula.

 

 

O projeto Microtodos é uma ferramenta didática de ensino à distancia. Trata-se de uma plataforma com diversos jogos de cartas, como “Micromundo”, “Um dia na casa Microassombrada”, “Viagem do Átomo de Nitrogênio”, dentre outros. Tais jogos tem como intuito não só aproximar a microbiologia aos estudantes de ensino fundamental e médio, mas também mostrar a importância que os microrganismos têm no ambiente e na vida das pessoas. O projeto foi criado e é coordenado pela professora Maria Ligia Carvalhal, do Departamento de Microbiologia do ICB, e financiado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

 

Há também uma segunda abordagem comunitária, que consiste no projeto “Microtodos e o meu caminho para o ECCO”. Este consiste no estudo da área ao entorno das avenidas Rio Pequeno e Escola Politécnica, e o reconhecimento das condições dessas áreas e da microbiota que a compõe. A partir desses dados, as informações serão repassadas para a comunidade de forma didática e interativa, de forma a reduzir danos ambientais e melhorar a qualidade de vida das pessoas que ali vivem.

 

Para mais informações sobre o projeto, contate a professora coordenadora do projeto, Maria Ligia Carvalhal (mlcarval@uol.com.br)

 

Profa. Dra. Maria Ligia C. Carvalhal

Coordenadora do “Projeto Microbiologia para Todos”

Aposentada pelo Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

 

A Profa. Dra. Maria Ligia C. Carvalhal é mestra em Microbiologia e Imunologia pela UNIFESP (antiga Escola Paulista de Medicina) e doutora em Ciências, área Bioquímica dos Microrganismos ( Depto. de Bioquímica, IQ/USP). De 1971 a 1985 foi docente e pesquisadora do Depto de Bioquímica do IQ/USP. A partir de 1985 integrou o quadro de docentes e pesquisadores do Depto. de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da USP onde exerceu, até 1999 atividades de ensino na graduação e na pós – graduação assim como atividades de pesquisa na área de Biotecnologia. Desde 1994 desenvolve projetos com educação em Microbiologia ministrando cursos de graduação e pós-graduação que envolvem a pedagogia no ensino de ciências, biologia e microbiologia. Na pós graduação, o curso “Ensaios Pedagógicos” fornece subsídios para os alunos participantes do programa PAE (Programa de aperfeiçoamento de ensino) no exercício de suas atividades docentes nas disciplinas de graduação. Desde 1995 coordena projetos de desenvolvimento e produção de jogos e atividades a serem utilizados em sala de aula para a educação em microbiologia.

 

Desde 1999 é professora senior do Depto. de Microbiologia. Durante 10 anos coordenou a Área de Educação em Microbiologia pela Sociedade Brasileira de Microbiologia. Possui trabalhos publicados na área de Biotecnologia, (Fermentação alcoólica a partir de resíduos agrícolas e industriais utilizando microrganismos geneticamente modificados), capítulos de livros de Microbiologia e Biotecnologia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar