Pós-Graduação

O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) possui seis Programas de Pós-Graduação próprios. É também responsável pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da USP, além de integrar os programas interunidades em Bioinformática e Neurociências e Comportamento.

Criado em 1971, o Programa de Pós-Graduação do ICB-USP visa a formação de recursos humanos altamente qualificados, com aptidão e competências para atuar em diferentes ramos relacionados às ciências biomédicas.

 

O programa abrange seis áreas de concentração:

  1. Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro
  2. Fisiologia Humana
  3. Imunologia
  4. Biologia de Sistemas
  5. Microbiologia
  6. Farmacologia

 

 

Programa Interunidades

 

 


Secretaria

  • Celso Dias Pereira (3091-7439 | spgicb@usp.br)
  • Lucianna Vicente da Silva (3091-7439 | spgicb@usp.br)
    Assuntos relativos a secretaria de Pós-Graduação, podem ser tratados tanto com Celso quanto com a Lucianna

Localização

Seção de Pós-Graduação – Biomédicas III – Av. Prof. Lineu Prestes, nº 2415 – Butantã – São Paulo/SP – CEP 05508-900


Horário de Atendimento

Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h

Obs.: Quando se tratar de depósito de exemplares, o recebimento é até às 15h

 

Comunicados

Publicação do Edital para inscrições do Estágio do Pae referente ao 2o./2020. Edital

Incluído na página de formulários da pós-graduação, formulário para cadastramento de alunos estrangeiros de dupla-titulação.

Calendário de reuniões da CPG para 2020. Atentar para as datas das reuniões e de fechamento de pauta.

A CPG-ICB, após consulta aos Secretários de Pós-Graduação, onde houve a concordância de todos, comunica a todos os alunos de pós-graduação que as capas para encadernação dos exemplares de Teses e Dissertações, poderão ser retiradas na Secretaria do Programa a qual pertencem.


A partir de 2020, passará a ser obrigatório que os alunos no ato do deposito dos exemplares, além da documentação já exigida, anexar termo de ciência quantos aos procedimentos para entrega do exemplar corrigido, após a realização da defesa.

O item Títulos expedidos pelo ICB foi atualizado .. ver ..

Primeira reunião da Comissão de Pós-Graduação em 2020: 11 de fevereiro – Fechamento de pauta: 31/01/2020.

Recepção dos pós-graduandos em 2020: Dias 17 e 18 de fevereiro. Calendário de atividades


Assuntos relativos às normas e condutas de Pós-Graduação, podem ser tratados tanto com Celso quanto com a Lucianna.


Os formulários para sugestão de membros de Comissões Julgadoras, foram atualizados. Em vista de problemas ocorridos, onde alunos estão utilizando membros da lista complementar no agendamento de data, a mesma foi retirada.


Inscrições para alunos especiais – Novos procedimentos.


O formulário para não disponibilizar a Tese ou Dissertação no Portal da BDTD, na versão integral, foi alterado. Consulte o item Formulários.


ATENÇÃO: O horário para depósito de exemplares é até às 15h.


Lembramos a todos os alunos estrangeiros, que os mesmos deverão obrigatoriamente a cada renovação do visto (item IV ou mercosul), enviar uma cópia para ser anexada ao seu prontuário. Alertamos que o não cumprimento da exigência, pode acarretar o desligamento do curso, bem como a não expedição do diploma. Esclarecemos também que a  exigência de renovar os vistos e apresentar as devidas comprovações à instituição a qual está vinculado, trata-se de uma lei federal e que a USP age apenas em cumprimento.


O prazo mínimo de 21 dias para a defesa da dissertação ou da tese, são contados a partir do dia em que o aluno confirma a data que foi reservada por ele. Nunca se deve agendar nada antes da aprovação da CPG. O aluno deve aguardar o recebimento da banca aprovada pelo colegiado em questão. Portanto verifique antes se a data reservada, levando-se em conta o dia da confirmação, está dentro do prazo mínimo determinado.


Condutas, informações e orientações gerais (doc)


O Anfiteatro disponível para defesas no setor acadêmico (Biomédicas III) tem apenas 28 lugares. Salientamos de que não dispomos de local para recepção de convidados. Solicitamos também que não tragam alimentos para serem servidos no referido local.


Deliberações da CPG


Novas Deliberações da CPG, de 14/08/2017


A CPG, em reunião de 19/12/17, deliberou  que a partir de 2018, o calendário de defesas terá seu inicio por volta do começo da 2a. quinzena de janeiro e o termino aproximadamente no final da 1a. quinzena de dezembro.