Comissão de Apoio à Comunidade (CAC)

A Comissão de Apoio à Comunidade (CAC) foi criada pela Portaria Interna do ICB em 01/11/2017. Os objetivos principais da CAC-ICB são: aprimorar a integração, motivação e formação dos alunos de graduação e de pós-graduação, docentes e funcionários do ICB-USP; oferecer a todos os membros da comunidade do ICB atenção, escuta e senso de pertencimento para o amplo desenvolvimento de seus potenciais individuais.

Contato com a CAC: cac_icb@icb.usp.br

Membros da CAC

Homenagem aos falecidos durante a pandemia

A comissão pretende atuar por meio de três vertentes principais:

1. Estimular em todos da comunidade do ICB a empatia, a comunicação e a sensibilidade para ouvir os colegas, alunos, superiores e subordinados.
  2. Preocupar-se com pessoas fragilizadas, cujo desempenho pessoal e profissional possa estar prejudicado.
  3. Atuar na prevenção de estados fragilizados, indicando caminhos para sua identificação.

Funcionamento da CAC

1. Colocar seus membros à disposição para ouvir componentes da comunidade do ICB que necessitem de apoio.
  2. Atuar em situações agudas de fragilização pessoal que possam resultar em atos contra si e contra outras pessoas. São situações de emergência e que deverão ser imediatamente atendidas, se necessário por encaminhamento a órgãos de saúde mental ou hospitais.

Acolhimento individual

Voluntários da área de Psicologia/Psicanálise atuam na CAC oferecendo atendimento exclusivo para membros da comunidade do ICB. No momento este atendimento está sendo oferecido exclusivamente, para assistência individual em situações de crise e emergência.

E-mail exclusivo para agendamento: agendamento.cac@icb.usp.br

CAC e seus membros mantêm sigilo e confidencialidade sobre as informações que lhes forem transmitidas.

Saúde Mental

Artigos e Entrevistas

Artigos Científicos

1) Apoio Psicológico on-line do Instituto de Psicologia em tempos de Covid-19

Público: a comunidade USP é priorizada, mas eventualmente existem exceções de pessoas de fora, sobretudo de parcerias do IP com alguns hospitais
Como conseguir atendimento: preencher o formulário usando preferencialmente o e-mail USP
Plataformas utilizadas: Google Suite da USP, principalmente Google Meet
Responsáveis pela terapia: psicólogas/os com pós-graduação no IP ou algum vínculo com a USP
Geralmente são realizados de um a três atendimentos mais pontuais, que têm como objetivo ajudar a superar a ansiedade gerada pela pandemia
Contato: psi.online@usp.br

Mais informações disponíveis em:

Fontes consultadas para redação da página e leitura adicional

Dra. Margareth Labate; Prevenção do Suicídio ; Metanoia ; SAMHSA ; Org. Mundial da Saúde ; Suicide prevention ; Top 5 Mental Health Challenges Facing Students ; Campusmindworks ; Mental Health Screening Colorado State University ; The Ohio State University-Suicide prevention ; Texas University-Suicide Prevention Program.

Logo: Dra. Telma Alves Monezi