Entre em Contato
Edital 2 – Ingresso no 2º semestre de 2025

 

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS e FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS

 

Abertura de Edital de Ingresso no Programa de Mestrado Profissional (início das aulas no 2º semestre de 2025):

INOVAÇÃO EM DIAGNÓSTICO E DESENVOLVIMENTO DE FÁRMACOS E MEDICAMENTOS

 


(PASSADO)

A Presidente da Comissão Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional do Instituto de Ciências Biomédicas e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, Prof.ª Dra. Andrea Balan Fernandes, torna público que no período de 30/04/2025 a 13/06/2025 (nova data) estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de pessoas candidatas ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Inovação em Diagnóstico e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos.

 

As inscrições serão aceitas exclusivamente pelo e-mail ppgmp@icb.usp.br até às 23h59min (horário de Brasília) do dia 13 de junho de 2025 e em nenhuma hipótese serão aceitas fora do prazo mencionado. O Exame de Seleção será realizado de modo presencial, entre os dias 16 de junho e 18 de junho, em local a ser divulgado posteriormente. Caso necessite de realização remota, uma justificativa deverá ser apresentada pela pessoa candidata no ato da inscrição, também por e-mail. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail ppgmp@icb.usp.br.

 

I – Dos documentos exigidos para a Inscrição no Processo Seletivo do Mestrado Profissional: 

  1. *Ficha de Inscrição e cadastro;
  2. Currículo Lattes em PDF;
  3. Projeto de pesquisa (uma página);
  4. *Termo de Intenção do (a) orientador (a) – consulte e contate algum (a) orientador (a) credenciado (a) ao Programa (ICB e FCF);
  5. *A pessoa candidata que tenha vínculo de trabalho com empresa da área deverá apresentar um termo de compromisso (em papel timbrado) assinado por ela e por representante na empresa (supervisor, gerente ou diretor da área, CEO), demonstrando o interesse no desenvolvimento do mestrado e a ciência das regras (Regulamento**) do programa de mestrado profissional;
  6. A pessoa candidata que não esteja vinculada à empresa deverá verificar previamente com a Comissão Coordenadora do Programa (CCP), por meio do e-mail ppgmp@icb.usp.br, a viabilidade de realização do projeto nessa condição, o que dependerá de recursos do laboratório do orientador e/ou do interesse manifestado de alguma empresa parceira do programa em apoiá-la;
  7. Pagamento da taxa de inscrição de *R$ 100,00 (cem reais). O boleto será emitido e encaminhado à pessoa candidata após o recebimento do e-mail com as exigências acima.

Nota: Pessoas de baixa renda (remuneração mensal inferior a dois salários mínimos); inscritas no CadÚnico; desempregadas; e doadoras de sangue ou medula óssea podem ser isentadas de pagar a taxa de inscrição do processo seletivo, conforme as Leis nº 12.147/2005 e nº 12.782/2007. Para solicitar a isenção, no ato da inscrição por e-mail, enviar a Autodeclaração de baixa renda, comprovante de cadastro no CadÚnico ou comprovante de doação de sangue ou de medula óssea.

 

II – Dos documentos exigidos* para a Matrícula no Mestrado Profissional (em caso de aprovação no Exame de Seleção):

 

1. Documentos pessoais:

  1. Cópia escaneada do documento original da Cédula de Identidade (RG) ou RNE e passaporte (ou visto VITEM IV), se pessoa estrangeira;
  2. Cópia escaneada do documento original do CPF;
  3. Cópia do Título de Eleitor, juntamente com certidão de quitação eleitoral;
  4. Cópia do Certificado Militar (quando do sexo biológico masculino);
  5. Cópia da Certidão de Nascimento (se solteiro/solteira) ou cópia da Certidão de Casamento (se casado/casada).

 

2. Documentos acadêmicos:

  1. Cópia do Histórico Escolar de Graduação;
  2. Cópia do Diploma (frente e verso) ou do Certificado de Conclusão da Graduação impreterivelmente com data da Colação de Grau;
  3. *Declaração de aceite do (a) orientador (a);
  4. Certificado de Proficiência em Língua Inglesa (ver item VII deste edital);
  5. *Solicitação de Matrícula inicial (não deve ter data no documento);
  6. Comprovante/protocolo de submissão do projeto de pesquisa à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) e/ou ao Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) do ICB ou da FCF ou da Empresa, dependendo de onde serão realizados os experimentos.

*Todos os documentos cuja assinatura seja exigida devem ser assinados digitalmente, assinaturas manuais à caneta não serão aceitas, pois os Processos internos serão digitais. Sugerimos o uso do Portal Gov.br.

Por normas da USP, uma porção significativa dos créditos-aula deve ser cursada em disciplinas PRESENCIAIS, conforme o Regimento de Pós-Graduação da USP e o Regulamento do Programa

 

III – Exame de seleção (apresentação do projeto e entrevista):

A entrevista será realizada entre os dias 9 e 13 de junho de 2025, de forma presencial ou remota (em caso de necessidade), e consistirá em uma apresentação do projeto (10 minutos), cujo material de apoio deve ser trazido em pen-drive pela pessoa candidata no dia da avaliação, seguida de arguição por uma Comissão Avaliadora composta por representantes do ICB, da FCF – e das empresas parceiras, quando aplicável -, designada pela Comissão Coordenadora do Programa (CCP), que considerará os seguintes aspectos:

 

  1. Conhecimento da importância e do impacto do projeto;
  2. Relevância para a empresa, quando aplicável;
  3. Currículo lattes.

 

IV – Realização das entrevistas:

As entrevistas presenciais serão realizadas no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB), das 8h às 17h (horário de Brasília), em sala a ser divulgada posteriormente por e-mail.

 

V – Resultado da entrevista:

Os resultados serão enviados para o e-mail cadastrado de cada pessoa candidata.

 

VI – Número de vagas:

Serão oferecidas 10 vagas no Curso de Mestrado Profissional em Inovação em Diagnóstico e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos, podendo a CCP aprovar mais pessoas caso julgar conveniente.

 

VII – Língua estrangeira:

Serão isentadas da necessidade de apresentação de certificado de proficiência em inglês:

  1. Pessoas nativas de países cuja língua oficial seja o inglês;
  2. Pessoas que realizaram sua graduação ou mestrado em instituições de países nos quais o inglês é a língua oficial.

 

Demais pessoas devem apresentar Certificado de Proficiência em Língua Inglesa emitido por alguma das seguintes entidades:

  • Centro de Línguas da FFLCH/USP: prova semestral aplicada às pessoas candidatas à pós-graduação de todos os programas do ICB da USP. Exigência para aprovação: Suficiente para Mestrado;
  • TEAP (Test of English for Academic and Professional Purposes). Exigência para aprovação: 65 pontos;
  • WAP (Writing for Academic and Professional Purposes)). Exigência para aprovação: 45 pontos;
  • TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language – (Internet – based Test). Exigência para aprovação: 55 pontos;
  • TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language – Institutional Test Program). Exigência para aprovação: 480 pontos;
  • IELTS (International English Language Testing System). Exigência para aprovação: 4,2 pontos;
  • Exames da Universidade de Cambridge. Exigência para aprovação: Nível C no FCE (First Certificate in English) e Nível A no PET (Preliminary English Test);
  • Exame da Universidade de Michigan. Exigência para aprovação: Nível C

 

VIII – Proficiência em Língua Portuguesa para pessoas estrangeiras:

Não será exigida demonstração de proficiência em língua portuguesa para estudantes de nacionalidade estrangeira.

 

IX – Validade da aprovação no Processo Seletivo:

Para efeito de matrícula no Programa, a validade da aprovação neste Processo Seletivo é de 365 dias corridos, a contar da data do Exame de Ingresso no Mestrado Profissional. Após esse prazo, a pessoa aprovada – que não efetuar sua matrícula – deverá se inscrever novamente e passar por novo processo de seleção caso tenha interesse em ingressar no Programa.

 

X – Financiamento:

O Programa de Mestrado Profissional em Inovação em Diagnóstico e Desenvolvimento de Fármacos e Medicamentos é gratuito (estudantes não pagam mensalidade nem anuidade) e também não prevê o pagamento de Bolsa de Estudos às pessoas matriculadas.