Entre em Contato
Parasite Image Database: um banco de imagens de parasitas

Pupa do mosquito Aedes spp., importante vetor de doenças virais (foto: professor Arthur Gruber)

O “Parasite Image Database” é um portal de imagens digitais de parasitas cujo projeto se iniciou em 2011, no âmbito do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP (PRCEU). O projeto consistiu inicialmente na digitalização do acervo de dispositivos do Departamento de Parasitologia, com imagens de parasitas artrópodes, helmintos e protozoários. A primeira versão do banco, lançada em 2012, foi publicada no endereço: http://bioinfovir.icb.usp.br/parasite_db/.

O projeto participou desde 2012 de todos os simpósios do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP, tendo sido agraciado com o 1º lugar na área “Médica, Saúde Pública e Educação Física e áreas afins” do 2º Simpósio Aprender com Cultura e Extensão, em setembro de 2012. Desde então, o projeto foi sendo aprimorado tanto na captura e edição de imagens digitais de parasitas como também na construção de um sistema de banco de dados relacional e um site com interface amigável para usuários e administradores do portal. Para isso, são utilizadas câmeras digitais acopladas a microscópio e lupa, além de equipamento de macrofotografia em estúdio. Todas as imagens passaram a ser editadas em Adobe Photoshop e os metadados inseridos em planilhas Excel.

 

 

Peças bucais de Anocentor nitens, um carrapato de equinos (foto: Arthur Gruber)

Em colaboração com o grupo do Prof. Dr. João Eduardo Ferreira (IME-USP), foi construído um banco de dados relacional e um novo site. Em maio de 2016, a nova versão do portal foi publicada em caráter experimental, contendo um total de 484 imagens e apresentando recursos de buscas relacionais.
Toda a interface do portal e as descrições das imagens estão disponíveis em português, inglês e espanhol. A versão experimental do portal pode ser acessada no endereço: http://data.ime.usp.br/parasitedb/.

As imagens em alta resolução estão todas protegidas por marcas d’água digitais e podem ser baixadas para fins não lucrativos. O Parasite Image Database é coordenado pelos professores Arthur Gruber (argruber@usp.br) e Alda Madeira (albackx@usp.br), com a colaboração do Prof. Dr. João Eduardo Ferreira, (IME/USP). O projeto obteve bolsas do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da PRCEU e do Programa Unificado de Bolsas da Reitoria da USP. Também contou com auxílios financeiros da PRCEU e da Comissão de Cultura e Extensão do ICB.

 

 

Site original: http://bioinfovir.icb.usp.br/parasite_db/

Novo site (versão experimental): http://data.ime.usp.br/parasitedb/

 

Voltar