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Projetos

Os projetos de extensão do Instituto de Ciências Biomédicas da USP tem por finalidade compartilhar conteúdos científicos gerais para a sociedade, de forma a despertar o interesse das pessoas pelo que se produz de melhor no instituto. Geralmente os projetos são desenvolvidos ao longo de vários anos, e contam com a colaboração de diversas partes. Os projetos de extensão do ICB-USP têm sido bem sucedidos quanto ao seu impacto social, sendo fundamental na formação de estudantes e no reconhecimento daqueles que mais contribuíram para a Ciência.

 

 

    • “Adote uma Bactéria” é uma metodologia de ensino ativo aplicada em turmas de Graduação. Consiste em um conjunto de aulas teóricas, práticas em laboratório, publicações em redes sociais, seminários e, ao final do período letivo, os alunos desenvolvem material de divulgação científica que pode ser utilizado tanto como fonte de informação para outros alunos quanto para a própria sociedade.

 

    • O “Parasite Image Database” é um portal de imagens digitais de parasitas cujo projeto se iniciou em 2011, no âmbito do Programa Aprender com Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP (PRCEU).

 

    • O Projeto de Extensão Biocientista Mirim tem o objetivo de promover novos conhecimentos em biociências de alunos e professores do ensino fundamental e médio.

 

    • “Bioimagem” é um programa integrado de investigação interdisciplinar apoiado por vários laboratórios e institutos da Universidade de São Paulo que tem como objetivo aplicar e desenvolver metodologias inovadoras de imageamento para investigar processos celulares e subcelulares, e estratégias terapêuticas para o tratamento de doenças.

 

    • CientificaMente é um projeto onde docentes, estudantes de graduação e funcionários se reúnem para organizar atividades nas quais participam estudantes de ensino médio e fundamental.

 

    • A ideia do projeto é facilitar o acesso de um pouco da história do ICB e das Ciências Biomédicas para o público aberto, especialmente alunos e os mais jovens, por meio de uma forma mais interativa, que despertasse mais o interesse e fosse de mais fácil acesso.

 

    • É uma plataforma online com imagens de lâminas histológicas disponíveis para estudo e pesquisa.

 

    • O projeto Microtodos é uma ferramenta didática de ensino à distancia. Trata-se de uma plataforma com diversos jogos de cartas, como “Micromundo”, “Um dia na casa Microassombrada”, “Viagem do Átomo de Nitrogênio”, dentre outros.

 

    • O Portal de Microbiologia é um site organizado por membros do Departamento de Microbiologia do ICB-USP. O portal apresenta importantes informações sobre temas de cunho científico e médico, no formato de vídeos, textos e imagens.

 

    • O Real Lab Day é um programa no qual estudantes de Ciências Biomédicas tem a oportunidade de passar um dia acompanhando pós-graduandos em laboratórios, seguindo sua linha de pesquisa e sendo informado dos principais conteúdos que compõem a pesquisa do laboratório em questão.

 

  • Safári Microbiano
    • O Safári Microbiano foi um evento que ocorreu entre os anos de 2006 e 2010 com o intuito de mostrar aos mais jovens, especialmente estudantes de escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio, o mundo microbiano de uma forma interativa.

 


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