Aprender com Cultura e Extensão – 2012/2013
Divulgação Científica dos Avanços da Pesquisa Biomédica ao Público Leigo pela Mídia Eletrônica e Impressa – Fase II
Coordenador(a): Edna Teruko Kimura
A proposta do presente projeto é dar continuidade ao projeto iniciado em 2011, de produção de textos de divulgação científica, com intuito de tornar acessível, ao público em geral, informações sobre as pesquisas desenvolvidas no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). No ICB são desenvolvidas pesquisas de grande relevância na área biomédica e da saúde, relacionadas a temas como diabetes, câncer, hipertensão, terapia gênica, biotecnologia, inflamação e parasitoses. São temas de grande interesse para o público; por isso, a necessidade de tornar disponíveis informações sobre esses avanços científicos. Para ampliarmos a compreensão e acesso ao conhecimento produzido na universidade, o projeto visa a produzir material de informação científica da área biomédica, em linguagem acessível para divulgação para o público pela mídia eletrônica e impressa.
Criação de um Banco de Imagens Digitais de Lâminas e de Parasitas do Acervo do Departamento de Parasitologia do ICB.
Coordenador(a):Alda Maria Backx Noronha Madeira
Os dois docentes atualmente coordenam dentro do Programa Aprender com Cultura e Extensão o projeto intitulado Criação de um Repositório Público de Imagens de Parasitas para Ensino, Pesquisa e Extensão no Departamento de Parasitologia do ICB. Nesse projeto, o objetivo foi criar um repositório de imagens digitais de parasitas para fins científicos e didáticos e extensão através de um sítio web, com acesso livre, público e gratuito. Para isso, estão sendo digitalizados centenas de dispositivos do acervo do Departamento de Parasitologia. O projeto que propomos aqui é uma continuação do primeiro. Assim, objetivamos no presente projeto dê continuidade à construção de um repositório de imagens digitais de parasitas. Para isso, pretendemos utilizar o acervo de lâminas de microscopia e peças do departamento. Serão feitas fotografias digitais usando-se fotomicroscópio e lupa, equipamentos disponíveis no departamento. Essas imagens digitais serão incorporadas ao banco de imagens que estamos atualmente criando dentro do projeto anterior, em andamento. Dentre os parasitas abordados nesse trabalho, teremos protozoários, artrópodes e helmintos. Assim como no projeto que estamos conduzindo atualmente, o banco de imagens será disponibilizado ao público, permitindo a utilização das mesmas para fins didáticos e de extensão.
Museu de Anatomia Vai Até Você: Itinerância em Escolas e Instituições.
Coordenador(a): Maria Inês Nogueira
O projeto tem como objetivo ações de divulgação e de difusão realizadas pelo Museu de Anatomia Humana junto à comunidade por meio de visitas itinerantes a escolas de ensino básico (fundamental, técnico e profissionalizante), bem como a instituições, visando à conscientização para a saúde humana e à construção do conhecimento por meio do ensino não formal.
OGMs na Saúde Humana e Ambiental: Impactos, Desafios e Perspectivas.
Coordenador(a): José Ernesto Belizario
A divulgação de novas terapias e alimentos que utilizam produtos biológicos (proteínas, aminoácidos, vacinas, vitaminas etc.) produzidos por organismos (animais, plantas, bactérias etc.) geneticamente modificados (OGM) pela mídia impressa e falada nem sempre é feita de maneira clara e correta, gerando assim enormes debates e barreiras para suas aplicações. É nosso interesse, portanto, esclarecer e habilitar, em um contexto científico e pedagógico, grupos de professores de nível médio e repórteres e divulgadores de ciências sobre os impactos, desafios e perspectivas na geração e uso de organismos geneticamente modificados para fins científicos e biotecnológicos. O presente projeto tem três objetivos. O primeiro, criar uma publicação com linguagem simples e efetiva que informe a população: fundamentos essenciais de genética e biologia molecular, métodos de geração de organismos geneticamente modificados ou transgênicos, exemplos e importância destes animais para a geração de novos conhecimentos e produtos para a saúde humana, e esclarecimentos sobre os riscos e consequências (ambas positivas e negativas) dos produtos derivados de transgênicos no meio ambiente e saúde humana. O segundo objetivo do projeto é a realização de aulas e debate sobre o tema com grupos formado por educadores e divulgadores de ciência e tecnologia na mídia falada e escrita especialmente convidados para cada evento. E o terceiro objetivo é a distribuição do livro para bibliotecas públicas e entidades governamentais e não governamentais. O objetivo final do projeto é habilitar em um contexto pedagógico interdisciplinar recursos humanos em biossegurança de organismos geneticamente modificados (OGMs), com foco na saúde humana e ambiental.
Os Micróbios Estão em Jogo
Coordenador(a): Maria Ligia Coutinho Carvalhal
O subprojeto Os Micróbios Estão em Jogo faz parte do projeto Microtodos – A Microbiologia a Serviço da Cidadania, que teve inicio em 1995, a partir de uma preocupação sobre o ensino da microbiologia no ciclo fundamental e médio, períodos responsáveis pela maior parte da formação dos cidadãos. Os microrganismos são nossos hóspedes permanentes e, desta forma, é fundamental e urgente o desenvolvimento de condições que propiciem um convívio harmônico com este mundo microscópico. O projeto tem como proposta um trabalho direcionado para uma mudança de hábitos no sentido de “prevenir” doenças causadas por agentes patogênicos e “preservar” o meio ambiente evitando desequilíbrios na natureza capazes de afetar de forma negativa todas as formas de vida. O projeto Microtodos utiliza como instrumento pedagógico “jogos” cujo conteúdo aborda questões relacionadas com a microbiologia do dia a dia. O objetivo da proposta – de trabalhar com jogos em sala de aula – é proporcionar ao aluno a possibilidade de relacionar conteúdos de microbiologia com vivências pessoais e, ao mesmo tempo, desenvolver potencialidades e descobrir aplicações para o que precisam aprender de forma significativa. Como instrumento motivador da aprendizagem os jogos são instrumentos geradores de perguntas, facilitando, para o professor o processo de ensino. Além disso, os jogos permitem trabalhar a ansiedade, rever limites, reduzir a descrença na auto capacidade de realização, diminuir a dependência, aumentar atenção e a concentração, desenvolver a criatividade, ampliar o raciocínio lógico, desenvolver a antecipação e estratégia, se divertir, partilhar e, finalmente, ser cada vez mais um melhor jogador. Resgatando a criança que existe em cada um de nós, pergunto: “Por que não em sala de aula?” Neste contexto, propomos a criação, produção gráfica, reprodução, e disponibilização dos jogos na página do Departamento de Microbiologia.
Produção de Material Didático do MAH e Banco de Dados do Acervo a ser Disponibilizado Virtualmente
Coordenador(a):Renato Paulo Chopard
O projeto tem como objetivos a confecção de materiais didáticos a serem aplicados nas ações educativas de iniciativa do Museu de Anatomia Humana, voltadas à difusão de temas na área da saúde e dos sistemas constituintes do corpo humano, e a construção de um banco de dados do acervo museológico, a ser disponibilizado para pesquisas online.
SynbioBrasil – Clube de Biologia Sintética: Discussão, Divulgação Científica e Bioempreendedorismo na Pesquisa.
Coordenador(a): Luizana Ferreira da Silva
O SynbioBrasil – Clube de Biologia Sintética teve início em meados de 2011, por iniciativa do doutor Mateus Lopes, então pós-doutorando no Laboratório de Microbiologia do ICB-USP, com apoio dos docentes Luiziana F. Silva e José Gregório C. Gomez. O projeto propõe, através da promoção das reuniões do Clube de Biologia Sintética, bem como a sua organização, um fomento à continuidade da discussão de biologia sintética aberta a todos os institutos de ensino e pesquisa de dentro e fora da comunidade USP. As discussões são realizadas através da apresentação de palestras (com exibições online), explicando publicações científicas da área, e de projetos de pesquisa relacionados ao International Genetically Engineered Machine Competition (iGEM, referência em biologia sintética), uma competição realizada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) envolvendo alunos de graduação e pós-graduação, o que incentiva outra meta do grupo: a elaboração de propostas de projeto para um time da USP (compossível associação de alunos e professores de outras universidades) na competição, com apoio de professores interessados na iniciativa. A divulgação das discussões do grupo, bem como a divulgação científica de notícias envolvendo biologia sintética, ensaios de papers da área, divulgação de notícias e iniciativas DIY (Do It Yourself) Biology, e promoção da iniciativa estudantil para o iGEM é feita pelo site do grupo (ver em: <http://www.synbiobrasil.org>) e por meio de redes sociais. Outra meta do projeto de extensão é fazer a manutenção e realizar o desenvolvimento desses recursos virtuais que estruturam o grupo, propondo soluções para aumentar e facilitar o acesso e divulgação do site, e indiretamente, do grupo.
Analema no Trópico do Capricórnio: Astrofísica, Biologia e Arte
Coordenador(a): Ronald Dennis Paul Kenneth Clive Ranvaud
O projeto tem como objetivo fotografar o Sol com câmera tradicional (em um único filme, por exposição múltipla) uma vez a cada dez dias, aproximadamente, sempre no mesmo horário, ao longo de um ano, registrando assim o analema em condições inéditas, com requintes artísticos. Pretende-se associar a foto final a fenômenos biológicos (orientação de pombos correios, relógio biológico).
Palestras e Capacitações em Anatomia Humana para Cursos Técnicos na Área da Saúde, Professores e Graduandos
Coordenador(a): Maria Inês Nogueira
O projeto tem como objetivo a realização de palestras e workshops de capacitação em anatomia humana e assuntos ligados à saúde humana, voltados aos professores de educação básica, aos alunos dos cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas da saúde e aos graduandos de cursos das áreas da saúde e afins.