Aprender com Cultura e Extensão – 2009/2010
O homem e o mundo: percepções e inter-relações.
Coordenador(a): Maria Inês Nogueira
O projeto objetiva: a) elaborar, desenvolver e adquirir materiais destinados a atividades de divulgação científico-cultural para o público em geral; b) promoção de exposições de divulgação científico-cultural quanto à organização estrutural e funcional do corpo humano, com exposições e modelos 3D, que propiciem difusão e popularização da ciência e tecnologia pela interação, inserindo o visitante na exploração e experimentação, em especial dos órgãos dos sentidos, de funções vitais, seus ritmos biológicos e relações com os ciclos ambientais, para revelar e ampliar sua consciência corporal e sócio biológica de maneira informal e lúdica. O material desenvolvido será disponibilizado à Estação Ciência para contribuir com a área de Biologia, e também no MAH-Museu de Anatomia Humana e no Projeto Arte&Ciencianoparque (MCT-proc. 55.3538/2006-3) instâncias onde temos atuado em divulgação científica.
Ações educativas no Museu de Anatomia Humana Prof. Alfonso Bovero.
Coordenador(a): Renato Paulo Chopard
Proporcionar experiências e desafios em meio às ações educativas realizadas, tanto quanto nas campanhas de conscientização quanto aos cuidados com a saúde. Contribuir na capacitação de professores de educação básica. Enriquecer a formação dos alunos como cidadãos e futuros profissionais. Aplicar ações educativas ligadas às políticas públicas do Museu. Conhecer e refletir sobre os conteúdos relativos à composição e ao funcionamento dos Sistemas Anatômicos do Corpo, desenvolvendo projetos de conscientização para a qualidade de vida humana e difundindo estes conhecimentos por meio de palestras, dinâmicas, apresentação de peças teatrais, sensibilizando o público-alvo a empreender medidas em prol da boa saúde individual e coletiva. Sensibilizar os estudantes para a necessidade de formação, prevenção/precaução e cuidados relativos à saúde. Propiciar alternativas ao ensino não formal da Anatomia Humana. Discutir e estudar sobre os sistemas anatômicos humanos e qualidade de vida; tornando mais próximo o diálogo entre as instituições social e acadêmica.
Conhecendo o corpo humano e seus mistérios: gincana de Anatomia Humana.
Coordenador(a): Renato Paulo Chopard
Objetivo central: permitir a realização e execução de Gincana (projeto CNPq de difusão/divulgação das ciências). Objetivos específicos: propiciar o intercâmbio quanto aos saberes sobre a composição e o funcionamento dos Sistemas Anatômicos do Corpo Humano, bem como os cuidados que devem ser empreendidos visando à boa saúde humana; sensibilizar os participantes quanto à formação, prevenção, precaução e medidas em prol da saúde humana (saúde respiratória, cardiologia, reprodução humana, oftalmologia, otorrinolaringologia, dentre outros); incentivar a produção de estratégias de ensino não formal da Anatomia Humana; provocar a discussão do público leigo de temas que afetam os Sistemas anatômicos humanos, bem como a Qualidade de Vida; desenvolver programas de conscientização para a qualidade de vida no âmbito escolar e familiar.
Transgênicos, saúde humana e meio ambiente.
Coordenador(a): José Ernesto Belizario
O presente projeto tem os seguintes objetivos: criar uma publicação com linguagem simples e efetiva que informe a população: (1) fundamentos essenciais de genética e biologia molecular, (e) métodos de geração de organismos geneticamente modificados ou transgênicos, (2) exemplos e importância destes animais para a geração de novos conhecimentos e produtos para a saúde humana, e (3) esclarecimentos sobre os riscos e consequências (ambas positivas e negativas) dos produtos derivados de transgênicos no meio ambiente e saúde humana; realizar aulas e debate sobre o tema com grupos formado por educadores e divulgadores de ciência e tecnologia na mídia falada e escrita especialmente convidados para cada evento; distribuir o livro para bibliotecas públicas e entidades governamentais e não governamentais.
Safári microbiano.
Coordenador(a): Marcia Pinto Alves Mayer
Desenvolver materiais que ajudem a promover o aprendizado de microbiologia, de uma forma lúdica. Este material será empregado na Mostra de Microbiologia a ser realizada em abril de 2010 e em forma itinerante em escolas e centros de exposição. Os bolsistas participarão da criação execução do projeto: “Querido! encolhi você!” Tamanho dos microrganismos e do planejamento e apresentação da exposição Safári Microbiano. O projeto “Querido, encolhi você!” compreende: a) Túnel escuro com fotos e objetos iluminados em ambos os lados, com o chão imitando uma descida, e divisão com cortinas pretas entre os estágios. E visa mostrar à criança/adolescente o tamanho dos microrganismos, criando a sensação que a própria criança está diminuindo, pela comparação com estruturas nas fotos que vão aumentado de tamanho e são comparadas à sua imagem refletida em um espelho. Serão empregados efeitos audiovisuais que permitam um “mergulho” no mundo microscópico.
Os micróbios estão em jogo: adaptação e/ou criação de jogos e atividades para o ensino de microbiologia.
Coordenador(a):Maria Ligia Coutinho Carvalhal
O projeto “Microtodos, a Microbiologia a Serviço da Cidadania” – teve início a partir de uma análise crítica sobre o ensino de microbiologia nos ciclos fundamental, médio e superior. Sabe-se, há muito tempo, que a microbiologia deixou de ser tema restrito aos conteúdos curriculares do ensino das ciências para ser tema relacionado com a empregada, o político, o faxineiro, a maternidade, o engenheiro, enfim com o cidadão. A crescente preocupação com o ensino da microbiologia reside no conhecimento sobre as ações dos microrganismos no ambiente e nos processos infecciosos por eles desenvolvidos nas doenças. Os microrganismos são nossos hóspedes permanentes. Eles estabelecem associações com outros seres, com o solo, com a água e mesmo entre si. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa apenas uma pequena fração dos micróbios é patogênica, isto é causa doenças. A grande maioria dos micróbios é benéfica e fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra. O saber pelo saber não acarreta benefício se não for transformado em ações capazes de mudar atitudes e hábitos. Nossa missão como divulgadores de saberes de microbiologia é ainda mais urgente se pensarmos no Brasil, um país com problemas relacionados com educação, saneamento, higiene e alimentação, fatores que interferem nos efeitos deletérios dos micróbios e cuja prevenção está intimamente relacionada com a mudança de hábitos e atitudes. Por outro lado, mudanças de hábitos não ocorrem sem a participação efetiva dos alunos na construção e apropriação do conhecimento. O grande desafio que coloca é: Como proporcionar, no espaço e tempo escolar, um aprendizado capaz de gerar mudanças reais nos hábitos e atitudes? A construção de jogos a serem utilizados em sala de aula surge como um caminho lúdico que integra professores e alunos em uma mesma perspectiva de busca e construção do conhecimento. Jogando todos se unem em uma mesma aventura! Por que não em sala de aula?
Aprendendo a lidar com seu próprio corpo. Noções sobre higiene pessoal, locomoção, órgãos dos sentidos, nutrição para crianças.
Coordenador(a): Renato Paulo Chopard
Visitas orientadas para crianças em que estas, por meio de brinquedos e brincadeiras, exercitam vivências ligadas à composição do corpo humano (todos os órgãos dos sistemas, esqueleto), apreendem noções quanto a rotinas de higiene pessoal, higiene bucal, sobre nutrição, sobre os órgãos dos sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato); nutrição e práticas de exercícios físicos e boa saúde. Para tanto, há formulação de diagnóstico para se verificar quais práticas serão adotadas nas visitas que serão agrupadas a cada trimestre, levando-se em consideração os seus diversos públicos. Em seguida, elabora-se o plano diretor das ações, contendo a metodologia a ser adotada, os mecanismos de avaliação das práticas, tanto quanto dos resultados pretendidos.