Adote uma bactéria

Integrantes dos grupos da primeira turma de Ciências Biomédicas, em 2013, a participar do Adote uma Bactéria. Na primeira edição, gêneros como Streptococcus, Mycobacterium e Bacillus foram estudados, discutidos e apresentados (foto de divulgação)

O programaAdote uma Bactéria” é uma iniciativa da professora Rita Café Ferreira (ritacafe@usp.br), do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). O projeto teve início em 2013, quando a professora Rita, entediada com o método tradicional de dar aula para graduandos, decidiu aplicar uma abordagem diferente, mais interativa, com os alunos do primeiro ano de Ciências Biomédicas. A abordagem consistiu no uso de uma rede social pelos estudantes e mediadores para buscar informações relevantes sobre microrganismos, e construir discussões em cima disso. Em pouco tempo, o projeto teve um resultado acima do esperado, incentivando os estudantes a serem autodidatas e a adquirirem conhecimento profundo e relevante sobre microrganismos.

O projeto foi conduzido no Facebook em grupos fechados com acesso restrito aos alunos, mediadores e professores envolvidos. Há também uma subdivisão que é o Adote o Ensino em Microbiologia, que consiste em uma página no Facebook de acesso aberto ao público. Nesta página, informações relevantes e atuais sobre microbiologia são apresentadas às pessoas, como vacinas contra Zika vírus, microbiota humana e ambiental, medicamentos contra diversas doenças e muito mais. O evento adquiriu um grau de importância e impacto tão grande, que não só foi apresentado em uma série de eventos nacionais e internacionais, como também serviu como exemplo para a criação de projetos similares em outros institutos, escolas e universidades. Em 2015, o professor Ciro Marques Cavalcante, da Universidade Federal do Sergipe, adotou o programa em seu departamento!

 

O projeto foi apresentado em diversos eventos:
-“Oficinas para o Desenvolvimento Docente 2015”, organizado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP com o intuito de discutir diferentes abordagens sobre métodos de ensino;
– “Pint of Science 2016”, em maio de 2016, em São Paulo, sob o tema “Aprendendo Microbiologia no Facebook”. O evento tem o intuito de reunir, em bares e restaurantes, pesquisadores e outras pessoas curiosas e interessadas em ciência para discutir assuntos de importância crítica à sociedade, de forma interativa e descontraída;
-“Sebio 2016”, em setembro de 2016, evento com caráter científico-acadêmico, que reúne cientistas para discutir temas relacionados à pesquisa e ao ensino.

 


Mais informações:

Artigo: Microbiologia no Ensino Superior: Adote uma Bactéria

Facebook – Adote o Ensino em Microbiologia