Pesquisa recrutará 10 mil brasileiros. O objetivo principal é avaliar o impacto socioeconômico na relação biológica entre o transtorno e o rendimento educacional.
O Laboratório de Genômica Fisiológica da Saúde Mental do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) está em busca de voluntários para participar de um estudo cujo principal objetivo é avaliar o impacto de condições socioeconômicas na conexão biológica entre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e o rendimento educacional.
Indivíduos com ou sem TDAH, maiores de 18 anos, da região metropolitana de São Paulo podem participar do estudo.
Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para tdahbrasil@usp.br. A partir desse contato, a equipe do projeto dará seguimento com o protocolo de pesquisa.
No estudo, o voluntário participará das seguintes etapas:
Pesquisas como essa têm um potencial muito grande de contribuir para o entendimento da neurobiologia envolvida no TDAH, bem como na busca de novos alvos moleculares para novos tratamentos. E são uma oportunidade, principalmente, de estudar em larga escala populações muitas vezes negligenciadas em estudos genômicos, como a brasileira. Tendo em vista que grande parte dos trabalhos nesse sentido estão concentrados em países europeus com elevada renda e baixa desigualdade social.