Prof. Rui Curi

Formado em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá, em 1980; obteve os títulos de Mestre e Doutor na área de Fisiologia Humana no próprio ICB-USP. Logrou o grau de Livre-Docente e foi, posteriormente, nomeado Professor Titular pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica. Realizou atividades de pós-doutorado nas Universidades de Oxford (UK), Livre de Bruxelas (BEL), National Institute of Health (US) e Uniformed Services University of the Health Sciences (US).

Foi Chefe do Departamento de Fisiologia e Biofisica  e Diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, exercendo ainda, função de Assessor da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Sua pesquisa está voltada para a área de metabolismo intermediário, metabolismo e função de leucócitos, estudando o metabolismo de glutamina e ácidos graxos e o controle por insulina, dietas e exercício físico.

Foi agraciado com a Comenda do Conselho Federal de Farmácia e Fellow da Guggenheim Foundation (EUA). Foi nomeado como Adjunct Distinguished Research Fellow da School of Biomedical Science, Faculty of Health Sciences da Curtin University (AUS), recebendo ainda o reconhecimento de Excellent and Active Visting Fellow pela Curtin University. Membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. Atualmente é Professor Titular da Universidade Cruzeiro do Sul, Diretor da Divisão de Desenvolvimento Cultural do Instituto Butantan e Diretor-Presidente da Fundação Butantan.

 

Gestão diretor: 2009-2013