Profa. Regina Scivoletto

Graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo, em 1964. Estagiou no Departamento de Farmacologia da Universidade de Gotemburgo, em 1969 e, no mesmo ano, tornou-se Doutora em Medicina pela Universidade de São Paulo. Em 1986, recebeu o título de Professora Titular de Farmacologia no Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Suas linhas de pesquisas são relacionadas à disfunção endotelial em doenças cardiovasculares, ao desenvolvimento de medicamentos e, também, à hipertensão arterial.

Entre suas atividades administrativas relacionadas tanto quanto ao ensino e à pesquisa, destacam-se: a Coordenação de Graduação no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/USP), a Presidência da Comissão de Pós Graduação do ICB/USP e o cargo de Vice-Diretora do mesmo Instituto. Junto à Reitoria, foi Assessora Técnica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, membro da CERT e chegou à vice-presidência da mesma Comissão.  Além disso, até maio de 2000, foi Pesquisadora 1-A da CNPq; entre 2002 e 2003 foi Coordenadora da Câmara Técnica de Medicamentos (CATEME) junto à ANVISA; entre 2004 e 2006, Diretora da Agência Gestora para Inovação Farmacêutica do Instituto UNIEMP. Atualmente é presidente do Conselho Científico da empresa Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos e exerce função de consultoria científica para a mesma. Fez parte da missão oficial do Brasil  encarregada da discussão de requisitos para o registro de novos medicamentos no Mercosul.

Em 1995, foi incluída na lista dos “Mais importantes Cientistas Brasileiros”, de acordo com os dados do Information Scientific Institute (USA) utilizados pela FAPESP. Possui cerca de 100 trabalhos publicados em periódicos científicos com circulação internacional, além de 25 capítulos de livros.

 

Gestão vice-diretora: 1993-1997