Entre em Contato
Extensão: projeto #Adote encerra março com eventos sobre sustentabilidade, prevenção da dengue e vacinas

Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo da Comunicação do CEPID-B3, que trata sobre atividades realizadas pelo projeto #Adote em março, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por eles, devido à sua qualidade informativa:


A equipe do projeto #Adote, vinculado ao Centro de Pesquisa em Biologia de Bactérias e Bacteriófagos (CEPID B3) e coordenado pela professora Rita de Cássia Café Ferreira, encerrou o mês de março com a realização de três eventos voltados à educação e à divulgação científica. Realizadas nos dias 28 e 31 de março e 1º de abril, as atividades reuniram estudantes e professores da educação básica, além de universitários, em dinâmicas, debates e apresentações sobre temas de interesse público, como sustentabilidade, prevenção da dengue e vacinação. Ao todo, cerca de 140 pessoas participaram das ações, que tiveram como objetivo promover a troca de conhecimentos, facilitar o aprendizado de forma acessível e interativa e conectar a ciência aos desafios atuais da sociedade. 

 

O primeiro evento da série, dedicado ao tema “sustentabilidade”, contou com a participação de dez mediadores – dois professores, seis alunos de graduação e três de pós-graduação – todos vinculados aos institutos de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP). A atividade, intitulada “Diálogo Sustentável: USP e professores de Educação Básica juntos pelo meio ambiente”, reuniu 20 professores de educação básica da Escola Estadual Clorinda Danti e teve o objetivo de refletir sobre o ensino da sustentabilidade para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. A ação foi coordenada em parceria pelos professores José Gregório Gomes, do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, e Rita C. Café Ferreira, membro do mesmo departamento e pesquisadora do CEPID B3. 

 

Em seguida, a equipe recebeu 50 estagiários do Museu de Ciências Catavento nas dependências do ICB para atividades sobre a importância da vacinação e o processo de desenvolvimento dos imunizantes. Além de oito estudantes e três professores da USP, o Prof. Jansen de Araujo, do Departamento de Microbiologia do ICB-USP, fez a abertura do evento com conceitos importantes sobre os vírus. Em seguida, a Dra. Ana Carolina Ramos Moreno, pesquisadora do Instituto Butantan, e o Dr. Gabriel Davi Marena falaram sobre as vacinas e seus diferentes tipos e destacaram o papel essencial da vacinação na promoção da saúde pública. Os visitantes também participaram de um tour no Departamento de Microbiologia e conheceram parte da infraestrutura laboratorial utilizada nas pesquisas desenvolvidas no local. 

 

 O último evento da série aconteceu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Esperidião Rosas, no distrito de Jaguaré, em São Paulo. Intitulado “Todos Contra a Dengue”, o encontro começou com uma apresentação teórica sobre virologia para 70 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, seguida por uma encenação teatral sobre a dengue e sua prevenção. A peça, escrita e atuada pelos alunos de graduação do ICB que fazem parte da equipe do projeto #Adote, antecedeu uma dinâmica prática que abordou a importância da vacinação e da prevenção no combate à dengue, além de introduzir conceitos como “imunização de rebanho” de maneira lúdica. A iniciativa contou com a participação especial de Jansen de Araújo, pesquisador em virologia no ICB. 

 

O projeto #Adote

O projeto #Adote é uma iniciativa de difusão e educação científica que utiliza diferentes abordagens de ensino em Microbiologia para facilitar o aprendizado de alunos do ensino básico e da graduação. As atividades abrangem desde apresentações teóricas até ações lúdicas e práticas, como jogos, peças teatrais e visitas aos laboratórios. A iniciativa também utiliza as mídias digitais como estratégia de produção e compartilhamento de conhecimento.

 

O CEDIP B3

O CEPID B3 é um centro de excelência financiado pela FAPESP que realiza pesquisas básicas na área de Microbiologia, com foco em bactérias e vírus que infectam bactérias (bacteriófagos). O projeto #Adote, vinculado ao CEPID B3, funciona como uma ponte entre esse conhecimento científico de ponta e a sociedade, especialmente por meio de ações educativas.

 

 

  • Evento dia 28/03:  
    • Professores: Rita de Cássia Café Ferreira e José Gregório Cabrera Gomez;
    • Alunos de pós-graduação: Camila Caldas Martins Correia, Giovana Tarantini e Fabio Moura Cavalcante;
    • Alunos de graduação: Bruna Rodrigues Corrêa, Carolina Diorio Nastaro, Ana Beatriz Piccolo Silva, Gabriela Queiroz Capuano, Lucas Antonio Sinoni Lima e Yasmin Nicolly dos Santos Fernandes.

 

  • Evento dia 31/03: 
    • Professores: Rita de Cássia Café Ferreira, Jansen de Araújo e Carlos Palleschi Taborda;  
    • Alunos de pós-graduação: Samuel Pereira, Lara Nardi Baroni, Nicoli Gonçalves Picinin, Gustavo de Oliveira Fenner, Fernanda Panicio Vizu, Giovana Tarantini; 
    • Alunos de graduação: Bruna Rodrigues Corrêa e Carolina Diorio Nastaro;
    • Pesquisadora Convidada: Ana Carolina Moreno.

 

  • Evento dia 01/04: 
    • Professores: Rita de Cássia Café Ferreira e Jansen de Araújo; 
    • Alunos de pós-graduação: Lara Nardi Baroni, Camila Caldas Martins Correia, Gustavo de Oliveira Fenner e Fernanda Panicio Vizu;
    • Alunos de graduação: Bruna Rodrigues Corrêa, Carolina Diorio Nastaro, Raphaela Machado Campos Lopes, Rafaela Augusto Maia e Matheus Gallardo Souza Inoue.

 

Confira a galeria de fotos das atividades aqui.

 

Bianca Bosso | CEPID-B3