Entre em Contato
The Planetary Health Alliance

Nós, a comunidade global de saúde planetária, emitimos o alarme de que a deterioração contínua dos sistemas naturais de nosso planeta é um perigo claro e presente para a saúde de todas as pessoas em todos os lugares. Uma transição justa e global da forma como vivemos é necessária para otimizar a saúde e o bem estar das pessoas e do mundo vivo no qual estamos inseridos.

 

A pandemia do COVID-19 é a mais recente de uma série de sinais de socorro que ressoam em todo o mundo. Mudanças climáticas, perda de biodiversidade e destruição da qualidade do ar, da água e do solo estão corroendo os sistemas de suporte de vida fundamentais dos quais todos dependemos. Desde tempestades tropicais devastando populações no Caribe e no Pacífico, ondas de calor históricas e queimadas da América do Norte à Austrália e na Amazônia, ao pior surto de gafanhotos em 70 anos, destruindo plantações na África Oriental, vidas e meios de subsistência foram perdidos, principalmente entre as comunidades mais pobres e marginalizadas.

 

Todas as dimensões da saúde e bem-estar humanos são agora afetadas pelas mudanças ambientais globais. A ciência da saúde planetária é clara: não podemos mais proteger a saúde humana a menos que mudemos o curso.

 

Precisamos de uma mudança fundamental na forma como vivemos na Terra, o que estamos chamando de Grande Transição. Alcançar a Grande Transição exigirá mudanças estruturais rápidas e profundas na maioria das dimensões da atividade humana. Isso inclui a maneira como produzimos e consumimos alimentos, energia e produtos manufaturados; a forma como construímos e vivemos em nossas cidades; e como pensamos e medimos o crescimento, progresso e desenvolvimento, e governamos a nós mesmos. Isto também exigirá repensar nossos valores e relacionamento dentro da Natureza e uns com os outros; da excepcionalidade humana, dominação e escassez à interdependência, equidade e regeneração.

 

A Grande Transição oferece a possibilidade de maior riqueza de experiência, maior bem-estar e uma melhor oportunidade para todos os seres prosperarem. Isso demandará que profissionais, acadêmicos e formuladores de políticas em todas as dimensões da atividade humana atuem em conjunto. Isso exigirá ouvir, integrar e ampliar as vozes em todas as comunidades, desde os povos indígenas, tradições religiosas, artistas, empresários até a comunidade científica. Todas as pessoas, em todos os lugares, de todas as vocações, têm um papel a cumprir na proteção da saúde do planeta e das pessoas para as gerações futuras.

 

Esta declaração foi produzida pela comunidade de saúde planetária na Reunião Anual de Saúde Planetária 2021 em São Paulo, Brasil. Representamos comunidades que estão interligadas em diferentes localidades, culturas, setores, disciplinas e gerações. Convocamos os governantes, o setor privado, a sociedade civil e o público em geral a se comprometerem com Grande Transição, a fim de garantir um futuro saudável e com igualdade para a humanidade e proteger toda a vida na Terra.