Programa de Capacitação Didática para Pós-Doutorandos

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DIDÁTICA PARA PÓS- DOUTORANDOS EM ATIVIDADES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
Edital-08-2021/CG/CPq – ICB

As Comissões de Graduação e de Pesquisa do ICB-USP comunicam a abertura do processo de inscrição e seleção de vagas voluntárias para a capacitação didática em atividades dos cursos de graduação — 2º Semestre de 2021, para pós-doutorandos vinculados à Universidade de São Paulo.

1. Finalidade

A capacitação didática em atividades dos cursos de graduação tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento das competências necessárias para o ensino em nível superior dos pós-doutorandos vinculados à Universidade de São Paulo.

1.1. Os pós-doutorandos e/ou pesquisadores colaboradores selecionados poderão atuar em:

1. Aulas práticas, seminários e aulas de exercícios;
  2. Orientação de grupos de estudos e discussão de casos clínicos;
  • Aplicação de provas, exames e trabalhos;
  1. Supervisão da aprendizagem dos estudantes, tutoria ou orientação de graduandos, inclusive em trabalhos de conclusão de curso;
  2. Atividades de campo e viagens didáticas;
  3. Preparação de material didático.
  1. Inscrição e Seleção

2.1. O docente responsável pela disciplina deverá submeter proposta elaborada em conjunto com o pós-doutorando.

2.2. O pós-doutorando deve estar ativo no sistema Atena, e o prazo constante no sistema deve ser maior que o período previsto para participação na disciplina.

2.3. As inscrições serão recebidas, pela Comissão de Pesquisa, de 01 a 30 de julho de 2021, mediante envio da documentação citada no item 2.4. para o email cpqicb@icb.usp.br, no formato PDF.

2.4. Os documentos necessários para a inscrição são:

1. Ficha de Inscrição com dados da disciplina (nome, sigla, carga horária, período e horário) e autorização do supervisor e do docente responsável;
  2. Plano de Atividades a ser desenvolvido pelo pós-doutorando junto à disciplina, incluindo o número de horas semanais que serão dedicadas pelo pós-doutorando, e data de início e término de sua participação;
  • Cópia do Curriculum Lattes atualizado;
  1. Quando aplicável, anexar documento de anuência da agência ou órgão financiador da bolsa, quanto ao plano e à carga horária.
  2. Quando aplicável, comprovante de participação na preparação pedagógica.

2.5. A Comissão de Graduação analisará as propostas e selecionará os candidatos conforme os seguintes critérios:

1. Coerência acadêmico-didática da proposta conjunta;
  2. Atividades compatíveis com o cronograma da disciplina e da carga horária proposta no plano;
  • Análise do CV Lattes.

2.6. Os pós-doutorandos que tiverem realizado etapa de preparação pedagógica terão prioridade na seleção. A etapa de preparação pedagógica envolve um conjunto de seminários pertinentes ao ensino universitário ou a realização de cursos de capacitação pedagógica, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação da USP.

1. Regras Gerais

3.1. A carga horária das atividades dos pós-doutorandos nos cursos de graduação não poderá exceder a 8 (oito) horas semanais, devendo ser observadas, também, as regras pertinentes da entidade financiadora da bolsa do pós-doutorando, quando for o caso.

3.2. É vedada aos pós-doutorandos a ministração de aulas teóricas, mesmo que sob supervisão do professor responsável e independentemente da carga horária da disciplina.

3.3. Ao término do período relacionado às atividades didáticas mencionadas neste edital o pós-doutorando deverá elaborar Relatório detalhado de todas as atividades realizadas e frequência no decorrer do estágio que deverá ser assinado conjuntamente com o docente responsável e encaminhado à Comissão de Graduação.

3.4. Caberá à Comissão de Graduação, informada da frequência pelo docente, atestar a participação de cada pós-doutorando na capacitação didática em atividades nos cursos de graduação, bem como a carga horária respectiva, para registro na declaração de atividades do pós-doutorando.

3.5. O pós-doutor que não apresentar o relatório dentro do prazo determinado será considerado reprovado, perderá o direito ao atestado e não poderá participar de uma nova seleção.

1. Cronograma:
Divulgação do Edital 30/06/2021