Iniciação Científica

Destinado a alunos de graduação, o Programa de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP tem o objetivo de oferecer aos estudantes a aprendizagem do método científico e de técnicas de sua área de atuação, por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa sob orientação de um docente, pós-doutorando ou pesquisador colaborador.

Para ingressar no Programa, o aluno deve escolher a linha de pesquisa de seu interesse, procurar um docente que trabalhe nessa linha e verificar a disponibilidade dele para orientar seu projeto de
pesquisa (mais informações aqui).

O aluno interessado em desenvolver uma iniciação científica pode contar com uma série de opções de bolsa, oferecidas por diferentes fontes:

  • CNPQ: O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferece bolsas nas duas modalidades, Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Tecnológica (PIBITI). A seleção é feita conforme regras do edital que é publicado no mês de abril/maio neste site. O orientador deve fazer a inscrição do projeto no sistema Atena no período informado no edital. Em seguida, o projeto será avaliado por um parecerista e classificado pela Comissão de Pesquisa da sua Unidade de Ensino. A distribuição das bolsas é feita pela Pró-Reitoria de Pesquisa, conforme a demanda e a classificação dos projetos pelas Unidades. A vigência da bolsa é de 12 meses, de agosto a julho do ano seguinte.
  • FAPESP: A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) analisa pedidos de bolsas de Iniciação Científica ou Tecnológica em fluxo contínuo, ou seja, podem ser
    submetidos a qualquer tempo. O aluno deve submeter o pedido diretamente no sistema SAGe da FAPESP. A duração da bolsa é de 12 meses.
  • PUB-USP: O Programa Unificado de Bolsas da USP concede bolsas para projetos em três vertentes: ensino, pesquisa e cultura e extensão. Os projetos na vertente pesquisa podem ser
    equivalentes a projetos de iniciação científica ou tecnológica. Nesse programa, os alunos devem cadastrar-se primeiramente no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE) e posteriormente inscrever-se nos projetos dos docentes já aprovados. O edital é publicado geralmente no mês de maio neste site. A duração da bolsa é de 12 meses, com vigência entre setembro e agosto do ano seguinte.

 


 

SIICUSP


O Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP) é um evento realizado anualmente que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas realizadas por estudantes de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bem como contribuir para a formação dos participantes. Saiba mais no site oficial.