Considerado uma das melhores instituições de nível superior do Brasil em sua área, o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) é sinônimo de qualidade em ensino, pesquisa e extensão.
Na graduação, oferece dois cursos: Ciências Biomédicas e Ciências Fundamentais para a Saúde. Na pós-graduação, além de seis programas próprios, é responsável pelo Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da USP. Integra ainda o Programa de Pós-graduação Interunidades em Bioinformática e o Programa de Neurociências e Comportamento. Já na pesquisa, é referência internacional em pesquisa básica e translacional. Nos seus mais de 150 laboratórios são desenvolvidos projetos de pesquisa de alta qualidade e impacto social em saúde humana e animal.
Organizado em sete departamentos, o ICB ocupa quatro prédios na Cidade Universitária, em São Paulo. Há ainda subunidades em Monte Negro (RO), onde são realizadas atividades de pesquisa, ensino e extensão; e em Acrelândia (AC), onde há laboratórios de pesquisa de campo.
O ICB possui 160 professores e 266 funcionários técnico-administrativos. Além de 167 alunos de graduação e 501 de pós-graduação, seus docentes também ministram disciplinas para cerca de 4 mil alunos de 17 cursos da USP, como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Medicina Veterinária, entre outros.