Prof. Oswaldo Ubríaco Lopes

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, fez Residência em Cirurgia no Hospital das Clínicas FMUSP (1961-1964). Obteve o título de Doutor pela FMUSP – com a tese Contribuição ao Estudo das Alterações Intestinais no Choque Experimental (1964) – e grau de Livre-Docente pelo ICB/USP, em 1978. Tornou-se Professor Adjunto, em 1981, e Professor Titular, em 1984, pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP. Também foi Professor Titular da Universidade Federal de São Paulo.

Estagiou no Department of Physiology do Middlesex Hospital Medical School na Universidade de Londres (UK), sob orientação do Professor Eric Neil 1974-1976.

Sua carreira universitária teve início em 1970 quando ingressou como docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, direcionando sua atividade para a pesquisa em Fisiologia e Fisiopatologia Cardiovascular. Sua área de pesquisa tem ênfase em Fisiologia de Órgãos e Sistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: Choque Hemorrágico, Choque Irreversível e Permeabilidade Intestinal. Exerceu ainda a função de Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP de 1989 a 1992. Recebeu, em 1979, o título de Membro Emérito da Academia de Medicina de São Paulo. Desempenhou funções de Distinguished Visitor, na Research Division, Department of Vascular and Brain Research, Section of Cardiovascular Neurobiology da Cleveland Clinic, Ohio (USA), 1985.

Publicou mais de 80 trabalhos de pesquisas científicas, além da atividade de orientação de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia, Academia de Ciência de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciência; é também, Membro Honorário da Academia Nacional de Medicina, Emérito da Academia de Medicina de São Paulo e, da International Society of Autonomic Nervous System e da, American Physiological Society.

 

Gestão diretor: 1985-1989