Em evento realizado na última segunda-feira, 24 de junho, na Sala do Conselho Universitário da USP, foi feita a outorga do título à artista.
Dois momentos da cerimônia de outorga do título à cantora; e as professoras Patrícia e Marinilce solenemente trajadas para prestigiar o evento pelo ICB.
Após ter realizado um show gratuito na Praça do Relógio da USP, no sábado (22), em comemoração aos 90 anos da universidade, Marisa Monte recebeu nesta segunda-feira, 24 de junho, o título de Doutora Honoris Causa por sua contribuição às artes, à democracia e à educação. Dentre os 123 laureados ao longo da história, a cantora é a terceira mulher e a primeira artista a receber a honraria pela USP, como lembrou a cantora em seu discurso.
Durante o show comemorativo dos 90 anos da USP, Marisa Monte havia aproveitado para defender as políticas de cotas nas universidades públicas. A artista destacou a importância das cotas para promover a diversidade e inclusão, permitindo que mais estudantes de baixa renda, negros, pardos e indígenas tenham acesso à educação superior. O evento também teve um caráter solidário: arrecadou alimentos não perecíveis e agasalhos para a Central Única das Favelas (Cufa) e para o programa USP Diversa, voltado à permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e do qual Marisa é embaixadora.
Na cerimônia de outorga do título — na qual representavam o ICB a Profa. Patrícia Gama, diretora, e a Profa. Marinilce Fagundes dos Santos, representante da Congregação do ICB no Conselho Universitário —, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior destacou que “Marisa Monte atua em todas as fases de desenvolvimento de suas brilhantes obras. É reconhecida e admirada pelas atividades de pesquisa e de estudo em relação à arte e à cultura brasileiras. Ela utiliza a mesma metodologia que empregamos em nossos trabalhos acadêmicos”. (Clique aqui para ler a íntegra do discurso do reitor.)
“Esse título é de todos aqueles que me acompanharam ao longo da minha carreira, que acreditaram em mim e que se emocionaram com a minha arte. A música tem o poder de nos unir, de nos tocar, de nos lembrar de nossa humanidade compartilhada. Que possamos continuar a valorizar a arte, a educação, a cultura, construindo um mundo mais sensível, mais inclusivo e mais solidário. Que a música continue a tocar nossos corações e a inspirar nossas vidas. Obrigada Universidade de São Paulo”, agradeceu a cantora.
“Hoje é um dia de festa para todos nós que fazemos parte deste Conselho Universitário e para toda a comunidade universitária. Hoje é um dia que estamos escrevendo um capítulo importante na história da USP. Marisa, ainda bem que a USP encontrou você. Vem fazer história que hoje é dia de glória neste lugar”, concluiu o reitor no encerramento da solenidade.
Assista aqui a íntegra da cerimônia de concessão do título Doutora para a cantora Marisa Monte.
Por NUCOM-ICB, com informações de Jornal da USP e Mídia Ninja.