Peixes
• Origem e Procedência dos Peixes em Atividades de Ensino e Pesquisa
• Diversidade e Classificação das Espécies de Peixes, Importância no Ensino e Pesquisa
• Métodos Alternativos ao Uso de Peixes no Ensino e Pesquisa Científica
• Base Legal Nacional para o Uso de Peixes em Experimentação
• Procedimentos Legais para a Produção de Peixes Destinados ao Ensino e Pesquisa Científica
• Papel e Responsabilidade da CEUA
• Princípio dos 3 Rs e Legislação do Concea: para Peixes Mantidos em Instalações de Ensino e/ou Pesquisa Científica
• Equipamentos e Técnicas de Captura para Peixes de Vida Livre e Criados em Laboratório
• Contenção, Marcação (Etiquetagem) e Recaptura de Peixes
• Transporte de Peixes, Manejo, Aclimatação e Quarentena
• Quarentena, Transferência da Quarentena para Pesquisa. Experimentos Laboratoriais, Tratamentos Terapêuticos e Processo de soltura dos Peixes
• Sanidade e Influência no Bem-Estar Animal e na Pesquisa
• Sanidade de Peixes e Técnicas de Diagnóstico
• Percepção da Dor em Peixes
• Estresse e Bem-Estar em Peixes
• Analgesia, ponto final humanitário e eutanásia de peixes
• Considerações Éticas Após a Captura dos Peixes
• Ética no descarte dos animais após experimentação
• Alojamento, Manejo E Biossegurança em Instalações para Peixes de Vida Livre
• Manejo e Manutenção de Zebrafish (Danio Rerio) em Biotério Experimental