Após o NUCOM-ICB ter recebido e revisado o texto da Profa. Soraia Costa, o qual relata o “I Fórum de Discussão de Graduação e AEX” do Departamento de Farmacologia, divulgamos abaixo a íntegra desta matéria produzida por ela, devido à sua qualidade informativa*:
O evento foi realizado no Centro Universitário Maria Antonia e contou com a participação de docentes e funcionários do Departamento.
O Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) realizou, no dia 4 de dezembro, o “I Fórum de Discussão de Graduação e AEX” no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. O evento foi coordenado pelas professoras Soraia Costa e Luciana Lopes.
O encontro reuniu docentes ativos e seniores do Departamento, que compartilharam anseios e reflexões sobre a necessidade de padronização e sistematização de conteúdo do ensino de Farmacologia para as diferentes unidades, além da discussão sobre o atual sistema de avaliação docente.
Participaram das discussões os convidados, Prof. Fernando Rodrigues de Moraes Abdulkader e o Sr. Pablo Augusto Silva, da Assistência Administrativa. A vice-presidente da Comissão de Cultura e Extensão, Profa. Carla Carvalho, também esteve presente e esclareceu dúvidas relacionadas às AEX e demais ações extensionistas. Ela destacou que o ICB-USP está bem posicionado no quesito extensão, embora haja necessidade de maior participação em projetos articulados com outras unidades, como o ICB V.
Após o encerramento do fórum, funcionários administrativos, técnicos e docentes do Departamento de Farmacologia participaram de uma confraternização no local, seguida de uma visita cultural guiada pelos alunos PUB, Antônio e Pedro, aos museus do Centro Maria Antonia.
O circuito cultural incluiu a exposição permanente MemoriAntonia e duas exposições temporárias: a mostra fotográfica “Neo-Andina 15-25”, que aborda a arquitetura andina contemporânea (conhecida como “cholet” ); e a exposição individual de pinturas de Gilda Vogt “Nossa Estranheza e a Vergonha” no prédio Joaquim Nabuco.
A coordenação de graduação do Departamento de Farmacologia do ICB-USP agradece aos colegas Roberto Melo e Sandra Melo pela receptividade, organização e valiosas recomendações culturais sobre o espaço Maria Antonia. A iniciativa contribuiu para fortalecer a organização da graduação do departamento bem como estimular novas formas de desenvolver atividades culturais e extensionistas voltadas a diferentes públicos.
*Texto revisado e editado por NUCOM-ICB

