Entre em Contato
I Encontro do Departamento de Microbiologia do ICB-USP integra atividades de ensino, pesquisa e extensão e destaca conquistas acadêmicas

Após o NUCOM-ICB ter recebido e revisado o texto da Profa. Kelly Ishida e do Especialista em Laboratório Luciano Zane, o qual relata o “I Encontro do Departamento de Microbiologia”, divulgamos abaixo a íntegra desta matéria produzida por eles, devido à sua qualidade informativa*:


Nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, ocorreu o I Encontro do Departamento de Microbiologia e a XXV Reunião Científica do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). O evento, organizado pela Profa. Kelly Ishida e pelo Prof. Rodrigo Galhardo, reuniu diversas palestras relacionadas à graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão do Departamento. Ao longo dos dois dias, também contamos com palestras convidadas e premiações em diferentes categorias.

 

 

A coordenadora da Comissão de Pesquisa e Inovação do Departamento, Profa. Ana Márcia Sá Guimarães, apresentou dados de pesquisa no Departamento, compilando informações de 2024 e comparando-as aos anos anteriores. Sua apresentação destacou tendências das pesquisas desenvolvidas e fomentou discussões relevantes, como o incentivo à maior colaboração entre diferentes grupos de pesquisa do Departamento.

 

 

Recebemos também a palestra do Prof. George diCenzo, da Queen’s University (Canadá), que apresentou seu importante trabalho com bactérias fixadoras de nitrogênio, desenvolvido em cooperação com diversas universidades e órgãos canadenses, com impactos significativos na agricultura do país.

 

 

O Pró-Reitor Adjunto de Graduação da USP, Prof. Marcos Neira, nos prestigiou com uma palestra sobre a graduação na USP e as perspectivas institucionais para os próximos anos. Para recepcioná-lo, o Prof. Márcio V. B.  Dias, coordenador da Comissão de Graduação do Departamento, apresentou dados da graduação e as reformas realizadas nos setores didáticos, que visaram melhorar a adequação dos espaços de ensino.

 

 

A Profa. Ester Sabino, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), compareceu ao nosso evento para contar um pouco sobre sua trajetória na academia, com foco na ciência colaborativa em vez da competitiva. Sua palestra lotou nosso auditório e o público foi cativado por sua trajetória exemplar e grande simpatia, rendendo bastante engajamento com a professora ao final de sua fala.

 

 

A Profa. Carla Carvalho abordou a importância da curricularização da extensão na Universidade e destacou o protagonismo do Departamento de Microbiologia e do ICB na USP, reforçando a relevância das atividades extensionistas desenvolvidas pelo Instituto.

 

Por fim, o I Encontro do Departamento contou com as apresentações dos melhores trabalhos publicados em 2024 e os Prêmios de Dissertação e Tese Destaques do Programa de Pós-graduação em Microbiologia (ICB-USP) defendidas no ano passado.

 

Durante a semana ainda houve a III Exposição de Arte em Placa de Petri do Departamento, no qual diversos microbiologistas deram sua contribuição artística para o evento. Três participantes foram premiados após uma votação dos funcionários do Departamento. Em 3º lugar, Vinicius Renato dos Santos Lima recriou a obra clássica de Van Gogh “Noite Estrelada” utilizando as bactérias Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus sp.

 

 

 

Em 2º lugar, Henrique Santos Moure com a obra “Entre a aurora e o oceano” representando uma paisagem com as “tintas” Candida albicans, Candida tropicalis e Staphylococcus aureus.

 

 

Cláudia Ramos de Carvalho Pinto ganhou o grande prêmio com sua “Raposa da primavera”, utilizando Saccharomyces cerevisiae e Escherichia coli. Parabenizamos todos os participantes pela criatividade, foi uma disputa de grandes microbiologistas artistas!

 

 

A seguir, disponibilizamos o catálogo completo das obras enviadas para a exposição e a lista dos trabalhos de pesquisa premiados no evento.

 

Trabalhos premiados no I Encontro do Departamento de Microbiologia do ICB-USP

 

 

 

*Texto revisado e editado por NUCOM-ICB