Prof. Henrique Krieger

Formado em História Natural pela Universidade Federal do Paraná, em 1962 e PhD pela Universidade do Havaí (USA); em 1966, sob orientação do Prof. Dr. N. E. Morton atingiu a Livre-docência pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, em 1969. Ainda na graduação iniciou sua atividade como aluno e parceiro do Professor Newton Freire-Maia – que resultou em mais de dez trabalhos publicados sobre as populações brasileiras.

Tornou-se especialista em Genética e Parasitologia, focando nas áreas de Resistência às Infecções e Genética de Populações Brasileiras. É pesquisador 1-A do CNPq e Professor Titular do ICB-USP. Sua carreira não se limitou à USP, exercendo cargos diretivos na Universidade de Brasília, Universidade Federal de São Carlos e do Instituto Oswaldo Cruz (RJ).

Foi Professor Visitante na Universidade Washington (USA) e carrega em seu currículo a orientação de 32 títulos de Mestre e Doutor. Contribuiu com mais de uma centena de trabalhos científicos, publicados em revistas de circulação internacional, além de produzir uma dezena de livros e capítulos.

É Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências de São Paulo; exerceu a Presidência da Associação Latino Americana de Genética, duas vezes a Vice-presidência da Sociedade Brasileira de Genética. Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Genética Médica Populacional – Inagemp/INCT-CNPq; Coordenador do Instituto Nacional de Epidemiologia da Amazônia Ocidental (EpiAmO).

Condecorado como Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2004, foi ainda agraciado com os Prêmios “Frigorífico T. Maia” e “Raphael Beiguelman” concedido pela Sociedade Brasileira de Genética.

 

Gestão diretor: 2001-2005