Entre em Contato
Nota de Falecimento – Professor Gehard Malnic

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Professor Gehard Malnic.

 

Em 25 de novembro de 2021, o Departamento de Fisiologia e Biofísica realizou uma linda homenagem ao Prof. Malnic em função do encerramento de suas atividades junto ao Instituto de Ciências Biomédicas, onde se tornou Professor Titular em 1973, e posteriormente, em 2004, Professor Emérito.

 

Nascido em Milão, Italia, em 1933, naturalizou-se brasileiro em 1956. Formou-se médico, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde obteve o título de Doutor, em 1960, e de Livre-Docente em Fisiologia, em 1965. Em 1973, tornou-se Titular do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do ICB-USP, e contribuiu enormemente para a organização do jovem Instituto.

 

Realizou diferentes estágios no exterior: Tulane University, New Orleans (USA), Cornell University Medical College, New York (USA) e Yale University Medical College, New Haven (USA).

 

Sua linha de pesquisa em transporte de íons pelo epitélio tubular renal, acidificação urinária e regulação da atividade iônica celular contribuiu muito para a área de fisiologia renal, e resultou na publicação de 144 trabalhos completos em revistas internacionais, 2 livros, 15 capítulos de livro, e na orientação de Mestres e Doutores. Foi membro do corpo editorial de diferentes periódicos como: Kidney International; Brazilian Journal Biol.Med. Research; American Journal of Physiology, Renal e Physiological Reviews.

 

Entre as principais atividades administrativas exercidas, bem como relacionadas ao ensino e pesquisa, destacam-se a Chefia do Departamento de Fisiologia e Biofísica; a Diretoria do ICB-USP e do Instituto de Estudos Avançados – IEA-USP; Vice-Presidência da ADUSP; a Secretaria Geral da Associação Latino-Americana de Ciências Fisiológicas, e a Presidência das Sociedades Brasileira de Biofísica, de Fisiologia e da FESBE.

 

Foi membro Titular da Academia Brasileira de Ciências; da Academia de Ciências da América Latina e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, onde também foi Presidente.

 

Foi agraciado com o Prêmio GA Borelli Medal, recebido na Itália, e com o título de Comendador Grão-Cruz, recebido da Ordem Nacional do Mérito Científico.

 

Considerado pela FAPESP o “artesão do laboratório”, o Professor Malnic dedicou sua carreira à produção de conhecimento e à Universidade de São Paulo, tornando-se Professor Emérito do ICB-USP, em 2004.

 

A cerimônia realizada em 2021 é um reflexo de sua carreira, e da construção de uma rede de amigos, colaboradores e de uma “família” científica.

 

A homenagem pode ser assistida aqui.

 

 

Diretoria ICB-USP