DVD Memórias do ICB

(Da esq. p/dir.) O pró-reitor de Pesquisa, José Eduardo Krieger, e os professores homenageados Erney Plessmann, Flavio Fava e Gerhard Malnic (foto de divulgação)

Inaugurado em 1970, o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) completou 45 anos em 2015. Ao longo desta história, tivemos muitos professores e pesquisadores de destaque na instituição. De forma a valorizar o componente mais importante do instituto, que é o recurso humano, o instituto decidiu produzir documentários para compor o projeto “Memórias do ICB: um olhar para a história das Ciências Biomédicas no Brasil”.

Tais documentários, sobre os professores eméritos Erney Felício Plessman de Camargo, Flávio Fava de Moraes, Gerhard Malnic e José Carneiro da Silva Filho, foram lançados em novembro de 2014. O projeto foi uma iniciativa da gestão do professor Rui Curi, ex-diretor do ICB. Foi coordenado pelo setor acadêmico da instituição, e viabilizado pelo Programa Difusão e Popularização da Ciência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCEU-USP).

A ideia do projeto é facilitar o acesso de um pouco da história do ICB e das Ciências Biomédicas para o público aberto, especialmente alunos e os mais jovens, por meio de uma forma mais interativa, que despertasse mais o interesse e fosse de mais fácil acesso. Os documentários estão disponíveis em DVDs na Comissão de Cultura e Extensão do ICB (CCEx).

O projeto também conta com próximas etapas. Uma delas consiste na ideia de registrar depoimentos de todos aqueles que já dirigiram o instituto.

 

Abaixo, um vídeo de apresentação do projeto “Memórias do ICB”: