Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB-USP recebe a visita do Dr. Juan Ignácio Espinoza Espinoza, que concluiu a sua pós-graduação ali há mais de 40 anos
Aproveitando que estava no Brasil para a colação de grau de suas netas, o Dr. Juan Ignácio Espinoza Espinoza, acompanhado de sua esposa e de sua nora, fez uma visita ao Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento, antigo Departamento de Histologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), em fevereiro de 2025. Em 1982, Espinoza concluiu seu mestrado no Departamento. Ele teve como orientador o Prof. Luiz Otávio Medeiros.
A visita foi articulada e agendada pela nora de Espinoza, Dra. Tânia, que fez todas as tratativas prévias com o Departamento. Eles foram recebidos por vários funcionários, em especial, pelo Sr. Gaspar, que já trabalhava ali na época em que Espinoza estudava no ICB-USP, e que o reconheceu.
A Sra. Renata, funcionária da biblioteca do ICB-USP, localizou a tese de Espinoza no acervo e fez questão de apresentar a ele, o que pode ser verificado em algumas das fotos que ilustram esta nota. A Sra. Ana Lúcia, também funcionária do Departamento, relata que essa visita foi um momento raro e emocionante, quando um ex-aluno tão antigo volta para relembrar e prestar uma homenagem ao lugar que foi cenário de parte inicial e muito importante de sua carreira acadêmica posterior. Em texto encaminhado a ela pelo filho de Espinoza, foi possível saber alguns fatos importantes de sua trajetória como professor universitário.
De janeiro de 1983 a setembro de 1990, Espinoza foi professor da Universidad Nacional San Luis Gonzaga de Ica, no Peru. No final de 1990, foi convidado a trabalhar como professor de histologia da Faculdade de Veterinária da Universidad Francisco de Miranda, na Venezuela. Lá, ele também foi coordenador de Histologia; chefe da unidade de Microscopia Eletrônica; orientador de teses de vários profissionais; bem como compôs diversas bancas de concursos para contratação de docentes para o Departamento de Sanidade Animal.
Espinoza encerra o texto enviado manifestando o seu eterno agradecimento aos professores do então Departamento de Histologia do ICB-USP, que lhe proporcionaram a oportunidade de realizar seus estudos de Pós-Graduação. Os aprendizados adquiridos no Instituto propiciaram que ele próprio pudesse transmitir todos esses conhecimentos a outros alunos em sua carreira de docente.
Altamir Souza | NUCOM-ICB
Espinoza, sua esposa e sua nora, Dra. Tânia, nas dependências do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento do ICB-USP.
O casal Espinoza é recebido por funcionários do BMC-ICB.
A Sra. Renata, da biblioteca do ICB, apresenta à Espinoza a sua tese, que faz parte do acervo.
Espinoza relembra com carinho da sua tese.
Capa da dissertação de mestrado de Espinoza.