O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP criou o Escritório de Boas Práticas Científicas (EBPC/ICB), associado ao Código de Boas Práticas Científicas, ambos aprovados pela Congregação do Instituto, em 6 de setembro de 2016 (veja aqui a portaria atual).
O Escritório de Boas Práticas Científicas (EBPC), tem caráter colegiado e é composto pelos Presidentes das Comissões de Graduação (CG), Pós-Graduação (CPG), Pesquisa (CPq), Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH), Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA), pelo Coordenador do Núcleo de Estratégias em Planejamento Experimental e Reprodutibilidade (NEPER), e por um representante discente de pós-graduação.
O Vice-Diretor passa a ser a autoridade máxima do ICB em se tratando das questões pertinentes ao Código de Boas Práticas Científicas e o EBPC, sendo substituído pelo Diretor em casos de ausência ou impossibilidade momentânea, bem como em caso de conflito de interesses.
Entre as atividades do EBPC está previsto o oferecimento de treinamento, suporte e aconselhamento aos principais envolvidos no processo de produção de ciência, ou seja, pesquisadores, alunos e técnicos de laboratórios, sobre boas práticas científicas e a divulgação de diretrizes e de métodos para suas aplicações.
Também caberá ao escritório proceder as verificações e o levantamento de indícios, bem como a relatoria formal de suas conclusões ao Vice-Diretor, sempre que houver denúncias de possíveis desvios de condutas e práticas incorretas na atividade científica por parte de membros da comunidade do ICB.
Caderno de Laboratório do ICB
De acordo com Código de Boas Práticas Científicas deste Instituto, pesquisadores dos diferentes níveis e categorias em atividade nos laboratórios do ICB devem registrar, obrigatoriamente, suas atividades de pesquisa no caderno de laboratório do ICB, seguindo as normas descritas na Portaria ICB nº 16/2017, de 27 de junho de 2017, sendo que compete à Biblioteca do ICB/USP a emissão, catalogação, incorporação dos exemplares ao acervo e arquivamento, após cinco anos da conclusão do projeto ou a critério do responsável pelo laboratório onde foi desenvolvida a pesquisa.
Estes cadernos destinam-se a:
Para solicitar o Caderno de Laboratório na Biblioteca do ICB, o pesquisador deverá encaminhar para o e-mail: bibsau@icb.usp.br o Termo de Ciência e Compromisso, preenchido e assinado por ele e pelo docente responsável pelo laboratório do ICB o qual está vinculado e desenvolve suas pesquisas.
Conforme o Termo de Ciência e Compromisso, o pesquisador solicitante deve se comprometer a conduzir sua atuação de acordo com o Código de Boas Práticas Científicas do ICB-USP, e tomar ciência das Regras para o uso do caderno de laboratório e da Resolução USP 7.035, de 2014.
O que é um caderno de laboratório ?
Objetivos do caderno de laboratório
Mais informações