Entre em Contato
ICB-USP promove evento sobre crise ambiental em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo dos professores Rita de Cássia Café Ferreira, José Gregório Cabrera Gomez e Raif Musa Aziz, que trata sobre evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por eles, devido à sua qualidade informativa:


Especialistas discutem os impactos ambientais, as mudanças climáticas e o papel da ciência na construção de soluções sustentáveis.

 

No último dia 03 de junho, a Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), presidida pela Profa. Carla Carvalho, organizou um evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o título “Crise ambiental em debate: o que a natureza está nos dizendo e como podemos agir”.

 

A programação teve início com uma exposição de fotografias produzidas pelo grupo 60+ da USP, coordenado pela funcionária do setor da CCEx-ICB Mônica Chamorro, que retratam temas relacionados à Semana do Meio Ambiente 2025. As imagens estimularam a reflexão sobre a relação entre sociedade e natureza, marcando de forma sensível o início das atividades.

 

Em seguida, foram realizados três palestras e um debate com participação ativa do público – tanto presencialmente quanto por meio de transmissão online.

 

A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. José Gregório Goméz, chefe do Laboratório de Bioprodutos e especialista em metabolismo bacteriano e engenharia metabólica, o docente apresentou um panorama sobre os plásticos, discutindo seus benefícios, os impactos ambientais do seu uso e descarte, além das possíveis soluções por meio de bioplásticos – materiais biodegradáveis e/ou biorrenováveis que podem mitigar a dependência de produtos petroquímicos. Também abordou o papel das biorrefinarias e de ferramentas computacionais para o avanço dos bioprocessos sustentáveis.

 

Na segunda palestra, o Prof. Marcos Silveira Buckeridge, docente e ex-diretor do Instituto de Biociências da USP, tratou das mudanças climáticas, destacando a diferença entre clima e tempo, e enfatizando os impactos das transformações climáticas nas áreas urbanas. O professor ressaltou a necessidade de decisões públicas embasadas no conhecimento científico e alertou para a urgências de se integrar a produção acadêmica das universidades às políticas públicas, especialmente em um contexto de crescente urbanização.

 

Encerrando as palestras, a Profa. Cristina Nakayama, do Instituto de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), abordou a microbiologia ambiental, com ênfase na produção de metano – um dos gases de efeito estufa mais potentes. Nakayama explicou o papel das arqueias metanogênicas e das bactérias metanotróficas no ciclo do metano, destacando como o conhecimento da biodiversidade microbiana é fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas.

 

O evento foi encerrado com uma Roda de Conversa conduzida pelas professoras Raif Musa Aziz e Rita Café Ferreira, ambas da CCEx-ICB, com mediação do professor Goméz. O debate proporcionou um espaço de diálogo com o público, que participou ativamente com perguntas e reflexões. Os temas abordados incluíram a sustentabilidade das cidades, a importância de políticas baseadas em evidências científicas e os desafios tecnológicos e econômicos da produção de bioplásticos.

 

A atividade reforçou a urgência da ação coletiva e informada diante da crise ambiental, com este convite à reflexão: Vamos restaurar e cuidar do nosso planeta – nossa casa comum.

 

Assista a gravação do evento aqui.


Texto elaborado pelos professores da Comissão de Cultura e Extensão do ICB:

Rita de Cássia Café Ferreira e José Gregório Cabrera Gomez, do Departamento de Microbiologia; e Raif Musa Aziz, do Departamento de Fisiologia e Biofísica. Com a colaboração da aluna de graduação do Curso de Ciências Biomédicas do ICB-USP Larissa Camargo.

 

Fotos:  Monica Raquel Chamorro – Chefe do Serviço de Cultura e Extensão.

 

Audiovisual – Filmagem:  Márcio Villar Martins