Após o NUCOM-ICB ter recebido, revisado e editado o texto dos Profs. Carsten Wrenger e Gerhard Wunderlich, o qual relata atividade de extensão sobre parasitologia desenvolvida em escola pública de São Paulo, divulgamos abaixo a íntegra desta matéria produzida por eles, devido à sua qualidade informativa*:
Os professores do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP Carsten Wrenger e Gerhard Wunderlich promoveram, junto com seus estudantes de obstetrícia, uma atividade de extensão sobre parasitologia para alunos do Ensino Fundamental II. A ação ocorreu nos dias 4 e 11 de novembro de 2025, na escola pública “EMEF Marechal Deodoro da Fonseca”, localizada no bairro Morumbi, em São Paulo. Essa é a segunda vez que os docentes e estudantes da disciplina “BMP0219 – Parasitologia básica aplicada à Obstetrícia” realizam essa atividade de extensão no colégio.
Como foco nos alunos do 6º e 7º ano da escola, os estudantes de obstetrícia fizeram uma apresentação sobre os parasitas mais comuns no Brasil e as principais doenças endêmicas causadas por esses organismos. A apresentação abordou de forma acessível e didática as doenças Malária, Toxoplasmose, Leishmaniose, Esquistossomose, Giardíase, Teníase, Doença de Chagas e Ascaridíase. Os alunos do Ensino Fundamental aprenderam sobre transmissão, sintomas, tratamento e principalmente os perigos dessas enfermidades.
Ao final da atividade, os alunos do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de observar os parasitas no microscópio. A ação contou com o apoio da profa. Juliana Tolosa, docente da disciplina de Ciências da “EMEF Marechal Deodoro da Fonseca”.
*Texto revisado e editado por NUCOM-ICB
Confira aqui a galeria de fotos.





