Entre em Contato
Jovem pesquisadora do ICB-USP é selecionada para encontro com laureados do Nobel na Alemanha

Após o NUCOM-ICB ter recebido, revisado e editado o texto do servidor técnico administrativo Tegnus Franciscus Lamas, o qual relata a participação da pós-doutoranda Ana Flávia Fernandes Ferreira no 75º Lindau Nobel Laureate Meeting, divulgamos abaixo a íntegra desta matéria produzida por ele, devido à sua qualidade informativa*:


Pós-doutoranda do ICB-USP, que já teve pesquisa sobre Parkinson repercutida nacionalmente, representará o Brasil no 75º Lindau Nobel Laureate Meeting, ao lado de cerca de 70 ganhadores do Prêmio Nobel.

 

A pós-doutoranda Ana Flávia Fernandes Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), foi selecionada para participar do 75º Lindau Nobel Laureate Meeting, que ocorrerá de 28 de junho a 3 de julho de 2026, na cidade de Lindau, Alemanha. O evento reunirá cerca de 70 laureados com o Prêmio Nobel e aproximadamente 600 jovens cientistas de todo o mundo nas áreas de Medicina/Fisiologia, Química e Física.

 

Ana Flávia foi indicada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) juntamente com outros seis jovens pesquisadores brasileiros. Atualmente ela realiza pós-doutorado com bolsa da FAPESP no Departamento de Farmacologia do ICB-USP, sob supervisão da professora Ana Carolina Takakura. Em 2025, defendeu seu doutorado pelo Programa de Biologia Funcional e Molecular da mesma instituição, sob orientação do professor do departamento de Fisiologia e Biofísica Luiz Roberto Giorgetti de Britto, com tese focada em mecanismos celulares da doença de Parkinson, também com bolsa da FAPESP.

 

Pesquisa de destaque na mídia – Durante seu doutorado, Ana Flávia foi primeira autora de um estudo publicado na revista Molecular Neurobiology (2022) que identificou a substância AG490, bloqueador de um canal para cálcio, capaz de evitar o agravamento do Parkinson em camundongos, reduzindo em cerca de 60% a morte de neurônios produtores de dopamina. A pesquisa teve repercussão nacional, sendo veiculada por Veja, Galileu, CNN Brasil e O Globo. Ainda durante seu doutorado, a pesquisadora foi autora de outros trabalhos publicados em revistas internacionais, Experimental Neurology (2024), Molecular Neurobiology (2025) e Glia (2025), os quais mostraram o envolvimento de um tipo de canal para cálcio (o TRPM2) na patologia da doença de Parkinson.

 

“Participar do Lindau Meeting é uma oportunidade única de diálogo entre gerações da ciência. Estar ao lado de laureados com o Nobel e de jovens pesquisadores de tantos países diferentes é uma honra e um reconhecimento do trabalho que fazemos no Brasil, mesmo com todos os desafios”, afirma a pesquisadora.

 

Sobre o Lindau Nobel Laureate Meeting – Realizado desde 1951, o encontro tem como objetivo promover o intercâmbio científico e pessoal entre laureados e jovens cientistas. A edição de 2026 marcará os 75 anos do evento, com programação que inclui palestras, sessões de diálogo, encontros informais e oportunidades de networking entre laureados e a próxima geração de cientistas.

 

Evento: 75º Lindau Nobel Laureate Meeting (Medicina/Fisiologia, Química e Física)
Data: 28 de junho a 3 de julho de 2026
Local: Lindau, Alemanha
Site oficial: www.lindau-nobel.org

Mais informações sobre a pesquisadora:
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2660617462464310

 

Reportagens sobre a pesquisa em Parkinson:

 

*Texto revisado e editado por NUCOM-ICB