Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo da Profa. Elisa M. Kawamoto, do Departamento de Farmacologia, o qual relata a atividade de extensão realizada na ETEC Cepam, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por ela, devido à sua qualidade informativa*:
Alunos da graduação e pós-graduação do ICB-USP e monitores do MAH realizaram atividades interativas para adolescentes em São Paulo.
Com o objetivo de aproximar o conhecimento científico da comunidade e promover educação em saúde de forma acessível, o projeto de extensão universitária “Ciência em Voga”, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), realizou no dia 19 de setembro, uma atividade na ETEC Cepam, localizada no campus da USP capital. A ação contou com a participação do Museu de Anatomia Humana “Alfonso Bovero” (MAH), que disponibilizou monitores e peças anatômicas de pulmão e cérebro para demonstração na escola.
A atividade extensionista “Ciência em Voga”, coordenado pela Profa. Elisa M. Kawamoto e em colaboração com outros professores e alunos do Departamento de Farmacologia do ICB-USP, promove debates sobre temas atuais e relevantes com estudantes de escolas públicas de diferentes faixas etárias. Em sua última atividade, realizada na ETEC Cepam, a ação contemplou cerca de 120 alunos do Ensino Médio, com o tema escolhido em parceria com a equipe pedagógica da escola: “O uso de substâncias como álcool e cigarro eletrônico na adolescência”, incentivando uma reflexão crítica sobre saúde e bem-estar dos jovens. A ação contou com a parceria do MAH, com o apoio e a coordenação do Sr. Nilson Silva Souza e a participação de monitoras do museu, que integraram as atividades e enriqueceram a experiência dos alunos participantes.
Impacto e continuidade – As ações do “Ciência em Voga” têm como premissas a escuta das necessidades das escolas parceiras, a adaptação das atividades ao público-alvo e o fortalecimento do vínculo entre universidade e sociedade. Além disso, o projeto promove a formação cidadã dos próprios universitários envolvidos, ao incentivá-los a atuarem como multiplicadores de conhecimento.
A iniciativa está aberta a novas parcerias com escolas públicas ou instituições comunitárias. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail elisamk@usp.br para agendar uma visita de prospecção.
Confira abaixo os membros do ICB-USP que participaram da ação:
Estudantes de graduação: Giovanna Tresso Custódio, Otávio Souza Gomes, Isabella Gomes Tanan Cerqueira, Carlos Alberto Caetano De Melo e Gabriel Martins De Figueiredo;
Pós-graduandos(as): Thays Calista Santiago Pretes, Geovana Rosa Oliveira Dos Santos, Bianca Andrade Rodrigues, Isis Oliveira Menezes, Maylin Hamampa Maquera, Ywa Tavares, Madalena Feca Jamba, Mariana Correia De Oliveira Alvez, Mayara Mendonça De Andrade, Jeferson Rubens Mamona Da Silva, Amanda Consulin Amorim e Rafael C. Lourenço;
Monitores do MAH: Gabriela Emi Goia, Maria Izabel dos Santos Machado e Sabrina Barbosa Lima;
Coordenador dos monitores do MAH: Nilson Silva Souza;
Professora responsável: Elisa Mitiko Kawamoto;
Professoras colaboradoras: Soraia Costa, Luciana B. Lopes, Eliana Akamine, Silvana Chiavegatto e Rosana Camarini;
Apoio Financeiro:
Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP
Pró-reitoria de Pós-graduação da USP
Confira abaixo as imagens da atividade.
*Texto revisado e editado por NUCOM-ICB








