Entre em Contato
Aluno do Ensino Médio conquista medalha de bronze na The 36th International Biology Olympiad 2025 com apoio do ICB-USP

Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo da professora Rita de Cássia Café Ferreira, o qual relata a contribuição do ICB-USP no treinamento do aluno do Ensino Médio, Gustavo Jun Anraku Oda, que o ajudou a se tornar medalhista na Olimpíada Internacional de Biologia, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por ela, devido à sua qualidade informativa:


O aluno Gustavo Jun Anraku Oda, do Ensino Médio do curso Objetivo Integrado Paulista – SP, conquistou a medalha de bronze na The 36th International Biology Olympiad (IBO) 2025, realizada, no mês passado, em Quezon, nas Filipinas.

 

 

O Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) participou do treinamento e da preparação imersiva de 20 dias do aluno. Durante a capacitação no Instituto, Gabriel Oda contou com a orientação dos professores Rita Café Ferreira, Kelly Ishida e Jansen de Araujo, além da ajuda dos alunos de pós-graduação e graduação dos respectivos laboratórios.

 

Segundo os professores Guilherme Francisco e Fernando Paiva, do curso Objetivo, essa etapa do treinamento foi fundamental para o aprofundamento de conceitos práticos essenciais ao desempenho do aluno na competição.

 

Em seus agradecimentos, Gustavo e seus professores ressaltaram não apenas a importância acadêmica da experiência, mas também seu impacto social, ao abrir as portas da USP para estudantes de Ensino Médio.

 

A Profa. Rita Ferreira complementou que o ICB-USP sempre contribuiu para a democratização do acesso ao conhecimento científico, além de despertar vocações e fortalecer a conexão entre a educação básica e a pesquisa realizada no Instituto, ampliando oportunidades para jovens talentos.

 

 

Ao final, o estudante destacou que “foi inspirador ver o empenho e a dedicação dos alunos de graduação e pós-graduação em me ensinar, com tanto cuidado, as práticas laboratoriais que fizeram toda a diferença para mim”.

 

Agradecimentos a Dra. Jéssica Pires e Dr. Samuel Pereira e aos alunos de pós-graduação Giovana Tarantini, Camila Caldas Correa, Fernanda Panicio Vizu, Gustavo de Oliveira Fenner, Thais Pailo e Leticia Serafim da Costa e de graduação Bruna Rodrigues Correa e Carolina Diorio Nastaro.

 

 

Texto revisado pelo NUCOM-ICB