Após o NUCOM-ICB ter recebido o texto abaixo da professora Elisa Kawamoto, que trata sobre as atividades de educação em saúde promovidas pelo projeto “Ciência em Voga”, divulgamos abaixo a íntegra dessa matéria produzida por ela, devido à sua qualidade informativa:
Alunos da graduação e pós-graduação do ICB-USP promovem atividades interativas para crianças e adolescentes em São Paulo e Sorocaba.
Com o objetivo de aproximar o conhecimento científico da comunidade e promover educação em saúde de forma acessível e lúdica, o projeto de extensão universitária “Ciência em Voga”, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, realizou, no primeiro semestre deste ano, duas ações marcantes em escolas públicas do Estado de São Paulo. As atividades, que ocorreram em maio e junho, envolveram temas como higienização das mãos, primeira menstruação, controle de piolhos e vacinação.
Primeira parada: Escola Estadual Clorinda Danti – No dia 9 de maio, a equipe do projeto esteve na E.E. Prof. Clorinda Danti, localizada na Vila Lageado, zona oeste da capital paulista. A ação contemplou cerca de 150 alunos do ensino fundamental I, das 4ª e 5ª séries, com temas escolhidos em parceria com a equipe pedagógica da escola: primeira menstruação, piolhos e higiene das mãos.
As oficinas contaram com palestras interativas, materiais didáticos e atividades práticas. Um dos destaques foi a peça teatral com fantoches sobre a menstruação, que despertou o interesse tanto de meninas quanto de meninos, promovendo um ambiente de acolhimento e a quebra de tabus. Já na atividade de higienização, as crianças realizaram experiências com água, sabão e orégano para visualizar a importância da lavagem correta das mãos.
Além disso, os alunos aprenderam a identificar e combater a infestação por piolhos, utilizando bexigas com “cabelos” de papel crepom.
“Foi emocionante ver como os alunos participaram ativamente e tiraram dúvidas sem vergonha. Até os meninos estavam muito engajados no tema da menstruação, o que mostra como abordar esses assuntos de forma lúdica e educativa pode fazer a diferença”, comenta Josiane do Nascimento Silva, pós-graduanda e coordenadora da atividade.
Segunda ação: Escola Estadual Hélio Del Cistia – Já no dia 27 de junho, o projeto chegou à E.E. Hélio Del Cistia, em Sorocaba, com o tema “Vacinação: escudo coletivo da saúde”. Voltada a alunos do fundamental II, a atividade abordou a importância das vacinas por meio de um quiz interativo “FAKE ou FATO”, com afirmações sobre imunização e esclarecimentos científicos sobre cada ponto.
A escola, que já havia trabalhado o tema previamente, surpreendeu a equipe com o entusiasmo dos alunos, que chegaram à sala com cartazes sobre vacinas confeccionados por eles mesmos.
“Ver os alunos tão bem informados e engajados foi uma grande recompensa. Eles se tornaram verdadeiros ‘desmistificadores da vacina’”, afirma a profa. Elisa Kawamoto, idealizadora do projeto.
Impacto e continuidade – As ações do “Ciência em Voga” têm como premissa a escuta das necessidades das escolas parceiras, a adaptação das atividades ao público-alvo e o fortalecimento do vínculo entre universidade e sociedade. Além disso, o projeto promove a formação cidadã dos próprios universitários envolvidos, ao incentivá-los a atuar como multiplicadores de conhecimento.
A iniciativa está aberta a novas parcerias com escolas públicas ou instituições comunitárias. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail elisamk@usp.br para agendar uma visita de prospecção.
Confira abaixo a equipe do projeto Ciência em Voga:
– Atividade na Escola Estadual Clorinda Danti
Estudantes de graduação participantes: Ana Beatriz S. Gonçalves, Arthur Cantanzaro, Beatriz Teruel, Helloiza S. de Barros, Inaie P. S. Vieira, Júlia Maria B. Roque, Julia T. Oliveira, Luana R. Soares, Sarah F. Santos e Vitória V. Fassina.
Equipe de coordenação: professora Elisa Kawamoto e pós-graduandos(as) Josiane do N. Silva, Bianca A. Rodrigues e Thays C. Santiago.
– Atividade na Escola Estadual Hélio Del Cistia
Estudantes de graduação participantes: Ana Lua P. F. Tavares, Giovanna Tresso e Julia T. Oliveira.
Pós-graduandos(as) participantes: Geovana Rosa, Giovanna B. Melo, Isis O. Menezes, Jeferson Rubens M. Silva e Jessica Nunes.
Professora colaboradora: Luciana B. Lopes.
Equipe de coordenação: professora Elisa Kawamoto e pós-graduandas Josiane do N. Silva, Bianca A. Rodrigues e Thays C. Santiago.
– Projeto no geral
O projeto de Extensão “Ciência em Voga” direcionados às escolas, conta ainda com o apoio das professoras da USP Eliana Akamine, Luciana Lopes, Rosana Camarini, Silvana Chiavegatto e Soraia Costa.
Apoio Financeiro: Comissão de Cultura e Extensão do ICB-USP, Departamento de Farmacologia do ICB-USP, Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e Pró-reitoria de Pós-graduação da USP
Veja abaixo a galeria de fotos das atividades realizadas:
Escola Estadual Clorinda Danti

Escola Estadual Hélio Del Cistia
