Evento promovido pela Zebrafish Global Education Network traz as últimas atualizações sobre o peixe amplamente utilizado em pesquisas que buscam biomarcadores de doenças humanas.
Foto: VisualHunt
Acontecerá, entre os dias 3 e 7 de outubro, a segunda edição do webinário “Zebrafish as experimental model for research”, evento gratuito organizado pela Zebrafish Global Education Network para promover a divulgação do zebrafish como modelo experimental em pesquisas e que conta com o apoio do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).
Além de palestrantes do Instituto, muitos dos quais integram a Zebrafish Global Education Network, convidados dos Estados Unidos, Canada, China, Reino Unido, Bélgica, Portugal, Japão, Espanha, Israel, Emirados Árabes Unidos, Alemanha, Holanda, Chile, México e Uruguai irão apresentar as últimas atualizações e avanços sobre pesquisas utilizando esse modelo. Ampliando ainda mais o alcance da edição anterior, estão previstos até o momento mais de 3 mil inscritos de 100 países diferentes e cerca de 20 palestrantes internacionais.“O evento é o cenário perfeito para tornar público os mais recentes avanços sobre o zebrafish como modelo de pesquisa”, comenta o Ives Charlie-Silva, pesquisador do Departamento de Farmacologia do ICB-USP, um dos organizadores do evento.
Dentre os palestrantes, destacam-se a prof. Karina Yaniv, do Instituto de Ciências Weizmann, em Israel, com o tema How many fish make a mouse: lessons from organ regeneration; o prof. Leonard Zon, da Escola de Medicina de Harvard, dos Estados Unidos, com o tema Melanoma initiation and the cancer niche; e o prof. Koichi Kawakami, do Instituto Nacional de Genética do Japão, com o tema Transposon-mediated genetic methods in zebrafish and their applications to the study of functional neuronal circuits.
O zebrafish (Danio rerio), também conhecido como ‘peixe-zebra’, ‘paulistinha’ ou ‘bandeira paulista’, é um pequeno peixe de cerca de três centímetros, amplamente utilizado em pesquisas científicas. A espécie é adotada de forma complementar ao uso de roedores na descoberta de biomarcadores de doenças humanas, vias moleculares e efetores celulares, sobretudo devido a características como imunidade inata, transparência corporal e alta taxa reprodutiva, além de suas similaridades com a genética dos humanos.
As inscrições ficam abertas até a data do webinário, e podem ser feitas no site oficial. A transmissão será feita pelo canal do YouTube do ICB, e funcionará de maneira semelhante à edição anterior, que pode ser conferida neste link.
O evento conta com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), da Faculdade de Medicina da USP, da Faculdade de Ciências da Universidade da República de Montevidéu, no Uruguai, entre outras entidades de ensino e pesquisa. Também apoiam o evento o CPNq, Fapesp, Capes e FCT-Portugal, revista Springer Nature e empresas do setor.
Livro sobre zebrafish – A Global Education Network também está recebendo submissões de resumos para a elaboração de um livro intitulado Zebrafish como ferramenta para estudos em toxicologia e farmacologia, a ser publicado pelo grupo Springer Nature. Editada por Charlie-Silva, a obra irá reunir informações novas e atualizadas sobre o modelo de pesquisa. Para contribuir, basta responder este formulário.
Por Felipe Parlato | ICB-USP