Vida nova ao jardim do ICB 2: alunos e pesquisadores colocam a mão na massa e reformam o ambiente

Em iniciativa organizada pela pesquisadora Ethel Bayer Santos, o grupo plantou árvores, flores e levou uma colmeia de abelhas para o local.


02/07/2021

Como forma de ampliar o contato com a natureza e cuidar do ambiente que frequentam, alunos e membros de laboratórios do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) tiveram a iniciativa de reformar o jardim interno do prédio ICB 2. No último final de semana (26/06), a equipe coordenada pela pesquisadora Ethel Bayer Santos fez uma limpeza no local e plantou árvores e flores. Além disso, levou uma colmeia de abelhas nativas da espécie jataí, apelidadas de ICBees, para morar no ambiente. O evento foi chamado de ICB gardening, 1st edition (Jardinagem do ICB, 1ª edição).

 

A proposta do grupo é realizar uma edição a cada três meses para ajudar na manutenção do jardim. Segundo Ethel, a atividade atraiu pessoas que não sabiam sobre o evento, mas, quando viram o grupo trabalhando, se dispuseram a contribuir. “É uma iniciativa importante para fazer os estudantes se conectarem com o que é deles, com o que é nosso. Esse tipo de atitude acaba sendo contagiante e todos temos a ganhar”, afirma a pesquisadora.

 

Santos também aponta que a pandemia influenciou o movimento, pois despertou em muitas pessoas a urgência de preservar o meio ambiente. Além disso, ressalta que atividades como essa também tem um fim pedagógico, pois ajudam no desenvolvimento pessoal e profissional. “São trabalhos voluntários assim, aparentemente simples, que desenvolvem caráter e competências nos alunos”.

 

O projeto contou com o apoio dos professores Edison Durigon e Carsten Wrenger, chefes dos departamentos de Microbiologia e Parasitologia, respectivamente, e do diretor Luís Carlos de Souza Ferreira. O zelador Celso dos Santos também contribuiu, fornecendo diversas ferramentas ao grupo.

 

Atualmente, dez pessoas integram a equipe de voluntários: Stephanie Sibinelli de Sousa, Julia Takuno Hespanhol, Gabriel Guarany de Araújo, André Luiz de Araújo Silva, Aline Biazola Visnardi, Tania Geraldine Churasacari Vinces, Luisa Fernanda Ortega Sepulveda, Heitor Moreira Franco, Luiz Henrique Beatrice e Ethel Bayer Santos. Interessados em colaborar nas próximas edições podem preencher este formulário. Confira algumas fotos do evento:

 

            

 

                                  

 

Por Gabriel Martino | ICB-USP