Conheça os vencedores do prêmio “Ciência em 3 Minutos”

Iniciativa da Comissão de Pós-Graduação e da Comissão de Cultura e Extensão, o concurso contou com o patrocínio da Sociedade Brasileira de Biologia Celular e da Sociedade Brasileira de Imunologia

Nesta quarta-feira (18), aconteceu a premiação do concurso “Ciência em 3 minutos”, uma iniciativa da Comissão de Pós-Graduação e da Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). A competição premiou alunos de pós-graduação do ICB que inscreveram seus vídeos de até três minutos nas seguintes categorias: Pesquisa, Ensino e Metodologia de Pesquisa. Os ganhadores foram premiados com certificados e tablets fornecidos pela Sociedade Brasileira de Biologia Celular e pela Sociedade Brasileira de Imunologia. 

Na primeira categoria, Pesquisa, o vencedor foi o vídeo “Cancer Stem Cells: Life and Chaos” da aluna Maria Isabel Melo Escobar. Excepcionalmente, foi escolhido um segundo colocado para essa categoria, “Quais tipos de proteínas NOX estão presentes nas células beta?”, do aluno Davidson Correa de Almeida. Já na categoria Ensino, a aluna Bárbara Rodrigues Cintra Armellini recebeu uma menção honrosa com seu vídeo “Adote uma Bactéria: uma abordagem com uso de metodologias ativas no Ensino Superior”. Por fim, o vídeo “O mistério do CRISPR”, das alunas Camila Felix e Maria Isabel Melo Escobar, foi premiado na categoria Metodologia de Pesquisa.  

A banca escolhida para julgar os trabalhos foi composta por jornalistas que trabalham diretamente com divulgação científica: Daniela Klebis, coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Claudia Jurberg, jornalista na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Juliane Duarte Camara, diretora de comunicação da Rede Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Ciência (RedeComCiência) e Aline Tavares, assessora de comunicação da Acadêmica Agência de Comunicação, que atua no ICB-USP.

A professora Maria Luiza Morais Barreto de Chaves, presidente da Comissão de Pós-Graduação, destacou a intenção de dar continuidade ao concurso nos próximos anos e a importância do exercício da divulgação científica para os pós-graduandos e pesquisadores. A jornalista Claudia Jurberg apontou que o evento foi um passo importante para aliar ciência e comunicação no instituto. Para ela, é imprescindível que essas duas vertentes trabalhem juntas na sociedade de hoje.  

Os vídeos vencedores serão veiculados nas redes sociais da RedeComCiência e da SBPC, assim como nas mídias do ICB (confira aqui).

 

Rhaisa Trombini | ICB-USP