O concurso propunha que os alunos encontrassem soluções para problemas do bairro de forma criativa e inovadora.
04/12/2019
O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) recebeu, na última sexta-feira (29), cinco estudantes da Escola Estadual Dr. Coriolano Burgos, localizada em Amparo, no interior de São Paulo, para uma visita monitorada às instalações e laboratórios da instituição. Os alunos foram os vencedores do Concurso “Ciência para Todos”, uma iniciativa da Fapesp, do canal Futura e da Fundação Roberto Marinho. O objetivo era premiar os projetos em vídeo dos alunos da Rede Pública do Estado de São Paulo que identificassem um problema da escola ou do bairro e as possíveis alternativas para solucioná-lo.
Os alunos premiados nesta edição elaboraram uma horta orgânica suspensa usando garrafas PET e terra retirada de outros locais, pois além da preocupação com a quantidade de agrotóxicos presentes nas merendas, a escola foi construída em um terreno que antes era um cemitério. Isso impossibilitava o cultivo por conta da contaminação do solo pelo necrochorume, substância liberada durante a decomposição dos corpos que contém inúmeros patógenos e, em alguns casos, formaldeído e metanol, metais pesados e resíduos hospitalares.
Com coordenação da Comissão de Cultura e Extensão do ICB, os alunos conheceram o Laboratório de Bioprodutos, do professor Gabriel Padilla Maldonado, que estuda a biossíntese de compostos anticancerígenos de origem microbiana. Em seguida, visitaram o Laboratório de Genética e Fisiologia Bacteriana de Rita de Cássia Café Ferreira, onde conversaram com alguns pesquisadores e conheceram o projeto Adote uma Bactéria, que propõe aulas interativas utilizando ferramentas digitais e oferece cursos de difusão para alunos do ensino médio.
Os ganhadores do concurso também fizeram um tour pelo Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB-3) do Departamento de Parasitologia, coordenado pelo professor Carsten Wrenger. Os alunos passaram por todas as salas, conhecendo os sistemas de segurança e a avançada tecnologia que compõem o laboratório. Para completar o passeio, eles ainda visitaram o laboratório do pesquisador Mauro Javier Cortez Veliz, que estuda a imunobiologia celular de Leishmania.
O concurso surgiu com o objetivo de incentivar uma postura investigativa dos alunos diante de problemas e desafios que eles enfrentam no dia a dia. Foi idealizado após o lançamento do programa de TV “Ciência para Todos”, uma iniciativa da Fapesp ao lado da TV Futura. No total, são 52 episódios que retratam os impactos sociais e econômicos das pesquisas científicas financiadas pela fundação.
Rhaisa Trombini | ICB-USP