Ferramenta do Instituto de Ciências Biomédicas da USP teve um aumento significativo de acessos com a pandemia de Covid-19 e ajuda alunos a não terem defasagem de conteúdo.
15/04/2020
Criado em 2005, o site Microscopia Online (MOL) foi desenvolvido pelo professor Paulo Abrahamsohn e pela professora Vanessa Freitas, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), com o intuito de complementar os estudos de Histologia para alunos da área da saúde e biologia. A disciplina ensina quais são e como funcionam as células humanas e, principalmente, como estas células se organizam para constituir os tecidos e os órgãos dos vários sistemas do corpo. No atual cenário de quarentena, o site tornou-se uma importante alternativa para que os estudantes possam visualizar as imagens microscópicas apesar da suspensão das aulas presenciais.
Durante o mês de março, a plataforma recebeu 54 mil visitas, um aumento de mais de 150% em relação ao mês anterior, que registrou 20 mil acessos. Além disso, os visitantes novos passaram a representar 77,8% dos usuários. Segundo Abrahamsohn, o MOL foi criado para enfrentar um obstáculo comum para muitos professores de Histologia: os alunos costumam ter dificuldade em identificar estruturas apenas olhando as lâminas pelo microscópio. Nas quase 600 páginas do site, ao clicar ou passar o cursor por uma imagem, a estrutura estudada muda de cor, possibilitando não só a identificação rápida como a visualização das estruturas como seria em sala de aula.
As imagens vêm acompanhadas de informações básicas sobre o tópico estudado, unindo o conteúdo prático ao teórico para o fácil acesso e compreensão. A plataforma é totalmente gratuita e adaptada para diferentes meios, podendo ser acessada tanto por computadores quanto por celulares ou tablets.
Os usuários do MOL destacam a praticidade e a qualidade do conteúdo. “O site é mais fácil de manusear do que o microscópio e a qualidade das imagens é muito boa”, conta Mateus Vasques, aluno do sétimo semestre de Ciências Biomédicas do ICB-USP. Apesar de ter sido criada pelo instituto, estudantes de outras instituições também utilizam a plataforma, como é o caso de Beatriz Iko, aluna de Biomedicina da Faculdade São Camilo. Ela comenta que o MOL foi indicação de um professor e que, tanto para ela quanto para seus colegas, a ferramenta é “uma fonte confiável”.
O público da plataforma não se limita apenas ao Brasil – o site já registrou visitas de países como Argentina, Moçambique, Portugal, México e Estados Unidos. Neste período os acessos internacionais também subiram aproximadamente 66%. Para os interessados em utilizar o MOL em seus estudos à distância, ou mesmo para os curiosos, basta acessar o site por aqui.
Bruna Anielle | ICB-USP