Evento contou com a presença do vice-diretor do Instituto, professor Carlos Pelleschi Taborda, e da professora Maria Luiza Morais Barreto de Chaves.
A cerimônia oficial de reabertura do Museu do Ipiranga, realizada na noite da última terça-feira (6/9), na esplanada em frente ao edifício-monumento, marcou a reinauguração do prédio, após nove anos fechado. O evento contou com a participação de dirigentes, docentes e funcionários da Universidade de São Paulo (USP). O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-USP) foi representado pelo seu vice-diretor, o professor Carlos Pelleschi Taborda, e pela professora Maria Luiza Morais Barreto de Chaves, do Departamento de Anatomia do Instituto.
O reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior; a diretora do Museu, Rosaria Ono; o secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão; e o secretário de Meio Ambiente e Infraestrutura, Marcos Penido foram algumas das autoridades presentes. Após seus discursos, houve apresentações da Orquestra Sinfônica da USP e uma visita livre ao museu.
A cerimônia fez parte das comemorações do Bicentenário de Independência do Brasil. A obra de restauro e ampliação do Museu teve custo de R$ 252 milhões, captados via Lei Rouanet, por doações de empresas que patrocinaram o projeto e apoio direto do Governo do Estado de São Paulo e da USP.
Confira algumas matérias do Jornal da USP sobre a reabertura do Museu do Ipiranga.
– Devolvemos à sociedade um espaço que faz parte de milhões de pessoas
– Integrado à USP desde 1963, Museu do Ipiranga atende funções de ensino, pesquisa e extensão
– Conheça as exposições que você vai reencontrar na reabertura do Museu do Ipiranga
Com informações do Jornal da USP