Entre em Contato
Recepção aos Calouros termina com “aula trote” e confraternização com veteranos

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro, o ICB-USP promoveu uma série de atividades para os seus novos alunos, incluindo palestras, participação em doações e visitas a museus e laboratórios.

 

“Fundamentos quantitativos para Ciências da Saúde” foi o tema da primeira “aula” dos calouros do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, que ocorreu na manhã desta sexta-feira (21/2) para parte da Semana de Recepção aos Calouros. Durante a explicação do professor Marcus Vinícius Baldo sobre equações de Maxwell e eletromagnetismo, os olhares assustados e confusos dos alunos, que anotavam tudo rapidamente, tomaram conta da sala de aula. Com o tempo, algumas risadas revelaram a desconfiança de que se tratava de uma “aula trote” – o que foi confirmado após os veteranos entrarem na sala filmando a situação.

 

Um dos calouros, Leonardo Marchetti, que já estudou Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, estava tentando disfarçar a risada desde o início da aula. “Quando eu li a descrição da matéria, vi que aquilo era um curso de uns 4 anos no mínimo. Foi divertido ver todo mundo ali desesperado, querendo trancar o curso”, comenta.

 

Já a aluna Georgia Ohya acreditou que se tratava de uma aula real. “Fiquei com um pouco de medo, porque eu tive cálculo 1 na escola e mesmo assim não estava entendendo nada”, diz. Após a aula, já com o rosto todo pintado, o calouro Gabriel Holanda elogiou a recepção e disse que está ansioso para ter aulas nos laboratórios. “Só espero que o curso não tenha outras aulas de matemática traumatizantes como essa”, brinca.

 

Depois do susto, os calouros seguiram os veteranos e conheceram a bateria universitária “Unidos do Camaleão”, que une alunos do ICB, IB (Instituto de Biociências) e IO (Instituto Oceanográfico). À tarde, para finalizar a semana, será feito um churrasco de confraternização entre os alunos.

 

A Semana de Recepção aos Calouros, organizada pelo Grupo de Trabalho de Recepção do ICB, ocorreu entre 17 e 21 de fevereiro e contou com palestras, visitas a museus e laboratórios, atividades lúdicas e doações. Na abertura, os calouros foram recebidos pelo diretor do ICB, Luís Carlos de Souza Ferreira, e pela presidente da Comissão de Graduação, Patricia Castelucci. Os alunos puderam conhecer mais sobre os seus cursos com as coordenadoras Luciana Rossoni, de Ciências Biomédicas, e Rita Café Ferreira, de Ciências Fundamentais para a Saúde. Em seguida, visitaram o Museu de Anatomia Humana.

 

Nos dias seguintes, os estudantes conheceram o Setor Acadêmico, as entidades estudantis e os projetos de extensão do ICB; participaram de um trote solidário de doação de sangue na Fundação Pró-Sangue do Hospital das Clínicas; visitaram o Centro de Práticas Esportivas da USP e o Instituto Butantan; e também doaram livros e apostilas para vestibulandos.