Com um cultivo que inclui temperos e vegetais, novo espaço está localizado no ICB I.
Foi inaugurado, nesta terça-feira (27), o primeiro projeto de horta comunitária do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Localizado no prédio do ICB-I, no jardim próximo à biblioteca, o projeto é uma iniciativa da Comissão de Apoio à Comunidade do Instituto (CAC).
“Esperamos que o projeto seja um espaço de integração proveitoso à toda comunidade do Instituto, e que possibilite novas vivências e aprendizados”, comenta Dânia Emi Hamassaki, uma das idealizadoras, professora do Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento e representante do ICB no conselho da Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP. Inicialmente restrito aos frequentadores do prédio I, o projeto deverá se expandir para os outros prédios e departamentos.
A horta foi montada com recursos fornecidos pela diretoria, com auxílio da bióloga Assucena Tupiassú, especialista em saúde pública pela USP. Com enfoque especial em hortaliças, o plantio conta com grande variedade de espécies, que vão desde temperos, como cebolinha, coentro, manjericão e pimenta, até ervas para chás, como cidreira, camomila e hortelã, passando por vegetais, como alface, couve, rabanete e rúcula.
Outras faculdades da USP possuem iniciativas similares. A Faculdade de Medicina conta com uma horta comunitária há mais de 8 anos, que serviu de inspiração para os idealizadores do Instituto: “esperamos trazer um pouco dessa experiência aqui para o ICB, e que isso traga muitos frutos para o futuro”, acrescenta Hamassaki.
Por Felipe Parlato | ICB-USP