Graduandos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que estudaram e puderam treinar como se comunicar com o público leigo
Os professores Carsten Wrenger e Gerhard Wunderlich, do Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, realizaram uma atividade de extensão sobre parasitologia e obstetrícia para alunos do Ensino Fundamental II da escola pública “EMEF Marechal Deodoro da Fonseca”. A ação ocorreu nos dias 8 e 12 de novembro, em atendimento a convite da direção da escola, localizada no bairro Morumbi, em São Paulo.
Durante a atividade, foi realizada a apresentação “Parasitas de interesse (endêmicos) no Brasil com foco em sua importância durante a gestação”, por alunos de graduação da disciplina Parasitologia Básica do curso de Obstetrícia da EACH-USP.
A apresentação abordou de forma acessível e didática as doenças Malária, Toxoplasmose, Leishmaniose, Esquistossomose, Giardíase, Teníase, Doença de Chagas e Ascaridíase. Os alunos do Ensino Fundamental aprenderam sobre transmissão, sintomas, tratamento e principalmente os perigos dessas enfermidades durante a gestação.
Segundo o professor Carsten, atividades de extensão como a realizada na EMEF Deodoro da Fonseca são importantes porque nelas “os alunos de obstetrícia aprendem a transmitir um conhecimento profundo, como o da parasitologia, de forma acessível, o que será essencial quando eles estiverem em contato com suas futuras pacientes”.
“Essas ações também são importantes para desenvolver e testar métodos de ensino que chamem a atenção do público leigo, em especial dos alunos do ciclo básico”, contou o professor Gerhard. Ele acrescentou que a atividade gerou várias ideias de como o grupo pode tornar essas apresentações mais atrativas para estudantes do Ensino Fundamental.
Além da apresentação, os alunos da graduação produziram folders informando os principais cuidados e sintomas das doenças abordadas na aula. A atividade foi encerrada com um momento para os alunos da Escola observarem os parasitas no microscópio. De acordo com os professores, os estudantes ficaram muito empolgados para usar os microscópios. “Quando chamamos para ver os parasitas, eles formaram a fila em poucos segundos”, brinca o professor Gerhard.
Os docentes do ICB relataram ser muito gratificante ver o entusiasmo e a curiosidade dos alunos do Ensino Fundamental com a atividade. Eles esperam que ações como essa possam despertar o interesse dos adolescentes em se tornarem cientistas no futuro. Devido ao sucesso da iniciativa, a diretora da Escola Profa. Silvana Mirian Pereira de Oliveira Barini convidou os professores a realizaram uma nova edição da atividade no próximo ano.
Ana Carolina Guerra | Acadêmica Agência de Comunicação e NUCOM-ICB
Alunas do curso de Obstetrícia realizam apresentação. Foto: Márcio Villar Martins
Alunos observam parasitas em lâmina. Foto: Márcio Villar Martins
Da esquerda para direita: Prof. Carsten Wrenger – ICB; Profa. Andreia Rodrigues da Rocha – EMEF Deodoro da Fonseca; Prof. Gerhard Wunderlich – ICB e Profa. Juliana Tolosa Miranda – EMEF Deodoro da Fonseca. Foto: Márcio Villar Martins