Entre em Contato
Professora do ICB-USP vence Prêmio Inovação Docente com aulas online de anatomia do sistema digestório

A docente Patricia Castelucci teve seu projeto selecionado pela Faculdade de Medicina e ganhou uma inscrição no Congresso Europeu de Educação Médica.


20/11/2020 

 

A professora Patricia Castelucci, do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), foi uma das três vencedoras do Prêmio Inovação Docente 2020, promovido pelo Centro de Desenvolvimento em Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da USP. A docente foi selecionada pelo projeto “Aulas online de anatomia do sistema digestório” e sua colaboração no ensino remoto para os estudantes do primeiro ano de medicina. O prêmio inclui uma inscrição para o próximo Congresso Europeu de Educação Médica, em agosto de 2021, e um treinamento na plataforma Google oferecido pelo convênio da FMUSP.

 

Diante da pandemia e da necessidade de adaptar o ensino à distância, as aulas de anatomia do sistema digestório foram gravadas e disponibilizadas nas plataformas Google Classroom e MedUSP Digital. Para manter o engajamento dos estudantes, Castelucci criou duas estratégias. A primeira é o “Minuto de Reflexão”, que acontece a cada 15 ou 20 minutos de aula, em que os discentes são convidados a revisitar a matéria dada em grupos e depois esclarecer dúvidas. A outra atividade é o “Desafio Anatômico”: a professora apresenta um slide com uma foto de peça anatômica com alfinetes coloridos e os alunos devem responder o nome da estrutura.

 

A docente também apresentou vídeos de aulas práticas para que os estudantes pudessem visualizar as peças anatômicas e compreender cada estrutura. No final de cada aula, os alunos respondiam um questionário para ajudar a fixar os conceitos aprendidos. A junção de todos esses recursos não só garantiu que o conteúdo da disciplina fosse passado, como possibilitou que alunos tivessem a interação necessária para um aprendizado mais completo, mesmo à distância.

 

Originalmente, a disciplina era ministrada separadamente com aulas teóricas e práticas, com dissecção de órgãos do sistema digestório. Em 2018, foi desenvolvido um método de aulas teórico-práticas: as apresentações teóricas eram feitas no próprio laboratório de anatomia junto com a demonstração de peças anatômicas, com a utilização de câmera acoplada ao sistema de televisores. Nessa época, as aulas práticas foram gravadas e disponibilizadas on-line. Esses vídeos contribuíram para o atual método de ensino.

 

Sobre o prêmio – Este ano, o Prêmio Inovação Docente CEDEM/FMUSP recebeu 22 inscrições de projetos de docentes para o ensino na área da saúde. O objetivo é promover a troca de experiências inovadoras e boas práticas no ensino e incentivar a colaboração entre os professores. Além do projeto do ICB-USP, também foram selecionados o do professor Marco Aurélio Knippel Galletta e o da professora Alicia Matijasevich Manitto, ambos da FMUSP. Confira mais informações sobre a premiação e os projetos aqui.

 

Por: Bruna Anielle | ICB-USP