Prezados Usuários da Instalação Animal do ICB II,
Informamos que as novas solicitações de animais para o 2º semestre de 2023 estão liberadas a partir de hoje, 23/05/2023.
É imperativo que o formulário de previsão de utilização de animais para o segundo semestre de 2023, disponível neste link Previsão de Animais 2023, seja entregue devidamente preenchido até o dia 05/06/2023.
A previsão do número de animais necessários deve ser muito bem calculada e justificada, uma vez que a reprodução desses animais para atender aos projetos em vigência será realizada somente mediante a previsão encaminhada à Instalação Animal do ICBII.
Juntamente com o formulário de Previsão, deverá ser entregue uma cópia do Certificado CEUA em que conste a vigência do projeto, espécie/linhagem, número de animais, peso/idade e sexo (ATENTAR PARA A VIGÊNCIA DO PROJETO).
Os projetos que não farão uso de nossos animais e que utilizarão somente as Salas de Experimentação e de Procedimento deverão também entregar o formulário indicando a quantidade e a procedência dos animais. É fundamental que todos os usuários estejam cientes das orientações e regras de nossa instalação. Todas as informações podem ser consultadas no manual em anexo.
Guia CONCEA (Animais de Ensino e Pesquisa) – 2023
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), colegiado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), lançou nesta terça-feira (9) o Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais para Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica. O lançamento da publicação ocorreu na abertura do 5º Simpósio Concea e 3º Encontro Regional das Comissões de Ética no Uso de Animais (CEUAs), que estão sendo realizados em Brasília.
A elaboração do guia é resultado de mais de 10 anos de trabalho dos conselheiros do Concea, em conjunto com uma série de especialistas de todo o Brasil. O documento é um manual com a finalidade de nortear pesquisadores quanto ao uso de animais para ensino e pesquisa.
A publicação abrange temas como cuidados e manejo dos animais e suas instalações, quais os critérios obrigatórios e os recomendados para cada grupo taxonômico. Os capítulos incluem espécies como aves, ruminantes, cães, gatos, roedores, peixes, primatas não humanos, equídeos, suínos, anfíbios e também animais silvestres de vida livre.
MANUAL DA INSTALAÇÃO