Entre em Contato
Carlos Menck, professor do ICB-USP, recebe prêmio de revista internacional por orientação científica excepcional

Nature Awards for Mentoring in Science reconhece aqueles que ajudam a moldar a carreira de jovens pesquisadores no Bras


Três cientistas do Brasil foram agraciados com o Nature Awards for Mentoring in Science. O prêmio de 2021 pelo conjunto de realizações em mentoria foi para Carlos Menck, professor do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. Já o prêmio por realização em mentoria em meio de carreira foi, em conjunto, para Alessandra D’Almeida Filardy, professora de Imunologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Waldiceu Aparecido Verri, professor associado da Universidade Estadual de Londrina.

 

De todas as atividades que acontecem no laboratório, talvez a menos comentada e menos premiada seja a de mentoria de jovens pesquisadores. Para reconhecer essa atividade, em 2005 a Nature lançou seus prêmios anuais para orientação científica excepcional. Os prêmios se concentram em um país ou região específica a cada ano, e neste ano o país selecionado foi o Brasil.

 

Lançado em 2005, o Nature Awards for Mentoring in Science é concedido anualmente para orientação científica excepcional. Os prêmios reconhecem aqueles que apoiam pesquisadores em início de carreira em seu desenvolvimento e convidam ex-alunos para indicar um mentor que tenha contribuído significativamente para sua trajetória profissional. A cada ano, o prêmio se concentra em diferentes locais, garantindo que aqueles que apoiam o desenvolvimento da ciência em todos os cantos do mundo tenham a oportunidade de ser reconhecidos.

 

Confira a matéria na íntegra no Jornal da USP