Entre em Contato
A Professora Regina Pekelmann Markus, docente do Instituto de Biociências da USP, com passagem pelo Departamento de Farmacologia do ICB-USP, será laureada na 5ª Edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, da SBPC

No dia 06 de fevereiro, próxima terça-feira, a SBPC realiza um dia inteiro de atividades em homenagem ao Centenário de Carolina Bori, dentre as quais está incluída a premiação à Professora Regina Markus


O interesse pelas ciências direcionou a formação de Regina Pekelmann Markus. Após visitar o Professor Leal Prado, em 1966, ela decidiu que prestaria vestibular para o Curso de Ciências Biomédicas da Escola Paulista de Medicina, na qual graduou-se em 1970. 

 

Também na EPM, em 1974, obteve o grau de doutor. Lá mesmo iniciou a sua carreira como docente, transferindo-se para a USP, em 1987, quando passou a atuar em um novo campo de pesquisa: a cronofarmacologia. 

 

Sua linha de pesquisa caracterizou a existência de um Eixo Imune-Pineal, central nos processos de vigilância e que abole a percepção da alternância dia/noite durante a montagem de uma resposta inflamatória. 

 

A Professora Regina Pekelmann Markus, premiada pela SBPC.

Atuação no ICB-USP – A Professora Regina Markus trabalhou no Departamento de Farmacologia do ICB-USP, como professora associada, de 1987 a 1997. Nesse período, também foi membro da Congregação do Instituto, de 1991 a 1997; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia, de 1993 a 1996; e presidente da Comissão de Informática do ICB, de 1991 a 1992. 

 

Em 2015, a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental – SBFTE, a indicou oficialmente ao Prêmio L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência de 2016, quando descreveram dessa forma o trabalho da cientista: “Dra. Markus é uma das maiores especialistas em pesquisa da glândula pineal e melatonina em todo o mundo. Seu trabalho científico estabeleceu as bases moleculares e celulares para uma comunicação entre o sistema circadiano e a resposta imune inata. Essa pesquisa também foi direcionada para o nível orgânico, levando à teoria do Eixo Imune-Pineal. Considerando sua brilhante carreira e todas as contribuições que ela deu à pesquisa brasileira em Farmacologia, não hesitamos em recomendar fortemente sua nomeação para o Prêmio L’Oréal-UNESCO para Mulheres na Ciência de 2016.”

 

 

Contribuições – Desde 1997, é professora titular do Instituto de Biociências da USP. Dentre as várias instituições nas quais atuou e ainda atua, além da USP, destacam-se o CNPq; a SBPC; a SBFTE; o Weizmann Institute Of Science, WIS, de Israel; e a University of Toronto, UTORONTO, do Canadá. 

Ocupou diversos cargos administrativos, inclusive o de titular da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, em 2003.

 

Como foram feitas as indicações – A SBPC anunciou as vencedoras do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, que nesta edição homenageia mulheres cientistas, sendo a biomédica Regina Pekelmann Markus, pela área de Biológicas e Saúde; juntamente com a antropóloga Maria Manuela Ligeti Carneiro da Cunha, pela área de Humanidades; e a química Yvonne Mascarenhas, na área de Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.

 

Ilustração alusiva ao Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

A cerimônia de premiação – De acordo com as informações constantes do site da SBPC, segue o histórico do prêmio:  “Criado em 2019, o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. 

 

A SBPC – que já teve três mulheres presidentes e que hoje conta com uma maioria feminina na diretoria – criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso na maior sociedade científica do País e da América do Sul.

 

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias – “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência” -, durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência.

 

Neste ano, a cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 06 de fevereiro, às 10h, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP (Rua Maria Antônia, 294 – 3º andar), em São Paulo. 

 

Nesta edição, o evento será ainda mais especial, pois, além de celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, a premiação irá comemorar o centenário de nascimento de Carolina Bori. A SBPC preparou um dia inteiro de atividades para homenagear a pioneira da psicologia comportamental no Brasil e primeira mulher a presidir esta entidade e festejar as grandes contribuições das mulheres cientistas brasileiras, representadas pelas três vencedoras desta 5ª edição do Prêmio.

 

A cerimônia de premiação terá transmissão pelo canal da SBPC no YouTube.


Fontes: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC; Instituto de Estudos Avançados-IEA-USP; Academia Brasileira de Ciências-ABC; Departamento de Farmacologia do ICB-USP; e Instituto de Biociências-IB-USP. 

 

Editado pelo NUCOM-ICB