Microbiologia

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Microbiologia) foi criado em 1982, contemplando as modalidades de Mestrado Acadêmico e Doutorado. Dos atuais 30 orientadores plenos do Programa, 26 são docentes do Departamento de Microbiologia. Todos os orientadores dispõem de laboratórios de ponta e financiamento para pesquisa e atuam em uma das três grandes áreas: bacteriologia, micologia ou virologia.

Em seus quase 40 anos de existência, o Programa de Microbiologia formou quase 1000 alunos, entre Doutores e Mestres. A média anual de alunos matriculados é de 90-100 (mestrado e doutorado), provenientes de todas as regiões do Brasil e do exterior. Entre 10 e 20% dos alunos são estrangeiros. Quase todos os pós-graduandos recebem bolsas de estudo institucionais (CAPES ou CNPq), bolsas FAPESP ou ainda de outras fontes. Nossos egressos atuam em diversas áreas do conhecimento: são professores e pesquisadores de instituições públicas e privadas, ocupam posições de chefia em empresas de produção de fármacos e alimentos, cosméticos e laboratórios de análises clínicas.

O Programa mantém expressiva produção intelectual e científica (conceito 6 nas últimas avaliações CAPES). Dado o caráter multidisciplinar do programa, as linhas de pesquisa são bastante diversificadas: desde microbiologia médica, oral e epidemiológica até microbiologia ambiental e genética, biologia estrutural e bioinformática.

 

___________________________________________________________________________

Contato do Programa de Microbiologia:

Email: micropos@icb.usp.br

Homepage: http://posbmm.icb.usp.br/

Telefone: 11 3091-7355

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes 1374, ICB II, 2o. andar, sala 202