RESOLUÇÃO CoPq Nº 7413, DE 06 DE OUTUBRO DE 2017
São aceitos candidatos da USP e de outras Universidades que possuam titulo de Doutor de qualquer Instituição, nacional ou internacional.
IMPORTANTE: Inscrição de candidatos que não possuam título de doutor poderão ser consideradas mediante aprovação do Conselho de Pesquisa, da Comissão de Pesquisa e da Congregação da Unidade.
O pedido de participação no Programa deverá ser formulado por docente USP, submetido à aprovação do Conselho de Departamento a que o Pesquisador Colaborador estará vinculado.
Documentação para ingresso no Programa:
- Formulário de cadastro (assinado pelo Pesquisador Colaborador e pelo Supervisor e aprovado pelo Conselho de Departamento – carimbado e assinado);
- Cópia do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido (contendo a formulação do problema, objetivo, justificativa, metodologia e cronograma de execução com justificativa de carga horária);
- Plano de Trabalho a ser executado pelo Pesquisador Colaborador, contendo detalhamento de todas as atividades a serem desenvolvidas, com justificativa e cronograma de execução;
- Parecer de mérito emitido por avaliador (a) indicado pelo Departamento;
- Cópia do Termo de Aprovação da Pesquisa emitido pela Comissão de Ética de Animais e Comissão de Ética de Humanos (CEUA), quando aplicável;
- Cópia do Diploma ou Certificado do Título de Doutor;
- Cópia do Curriculum Lattes atualizado do Candidato (não será aceito Currículo Vitae);
Cópia do RG e CPF (legível);
- Modalidade com Bolsa: Cópia do Termo de Outorga da Bolsa emitido pela Empresa/Instituição Financiadora (FAPESP, CNPq, CAPES, outros).
- Modalidade com vínculo empregatício e com afastamento: Termo de Ciência (Anexo I), devidamente preenchido com todas as informações e assinado pelo representante legal da Empresa/Instituição e interessado (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa);
- Modalidade com vínculo empregatício e sem afastamento: Declaração da chefia dizendo estar de acordo com a realização das atividades durante o expediente (assinado);
- Modalidade Sem Bolsa (Anexo II), preenchido com todas as informações e assinado pelo interessado (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa), não será aceito formulário preenchido parcialmente;
- Obrigatório para todas as modalidades: Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (Anexo III);
- Obrigatório para todas as modalidades: Termo de Adesão (Anexo IV), preenchido com todas as informações e assinado pelo interessado (exceto Diretor da Unidade), não será aceito formulário preenchido parcialmente;
Documentação para PRORROGAÇÃO
A prorrogação deverá ser solicitada até 40 dias antes do término da vigência.
- Formulário de prorrogação (assinado pelo Pesquisador Colaborador e pelo Supervisor e aprovado pelo Conselho de Departamento – carimbado e assinado);
- Relatório Parcial das atividades desenvolvidas: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultado Parcial, Análise/Discussão, Conclusão Parcial e Referências Bibliográficas;
- Parecer de mérito emitido ao relatório parcial por avaliador (a) indicado pelo Departamento;
- Plano de Trabalho da Pesquisa/Cronograma das Atividades atualizado (com justificativa de carga horária);
- Modalidade com Bolsa: Cópia do Termo de Outorga da Bolsa emitido pela Empresa/Instituição Financiadora (FAPESP, CNPq, CAPES, outros);
- Modalidade com vínculo empregatício e com afastamento: Termo de Ciência (Anexo I), devidamente preenchido com todas as informações e assinado pelo representante legal da Empresa/Instituição e interessado (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa);
- Modalidade com vínculo empregatício e sem afastamento: Declaração da chefia dizendo estar de acordo com a realização das atividades durante o expediente (assinado);
- Modalidade Sem Bolsa (Anexo II), preenchido com todas as informações e assinado pelo interessado (exceto Presidente da Comissão de Pesquisa), não será aceito formulário preenchido parcialmente;
- Obrigatório para todas as modalidades: Declaração de Reconhecimento de Direitos de Propriedade Intelectual (Anexo III);
- Obrigatório para todas as modalidades: Termo de Adesão (Anexo IV), preenchido com todas as informações e assinado pelo interessado (exceto Diretor da Unidade), não será aceito formulário preenchido parcialmente
Documentação para ENCERRAMENTO
O relatório final deverá ser entregue até, no máximo, 60 dias após a data final de vigência. Caso não seja entregue dentro desse prazo, o pesquisador colaborador será encerrado e a declaração não será emitida.
- Formulário de encerramento (assinado pelo Pesquisador Colaborador e pelo Supervisor e aprovado pelo Conselho de Departamento – carimbado e assinado);
- Relatório final aderente ao Plano de Trabalho (Introdução; Objetivos; Metodologia; Resultados finais; Análises/discussão; Conclusões finais e Referências bibliográficas), incluindo as atividades desenvolvidas no período contendo: atividades na graduação, pós-graduação, pesquisa e publicações, aprovado pelo Supervisor.
IMPORTANTE: Para a modalidade com bolsa, cópia do Termo de Aprovação e Relatório Final do Pesquisador Colaborador emitido pela Instituição Financiadora.