Programa de Pré-Iniciação Científica para alunos de Ensino Fundamental e Médio

O Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Universidade de São Paulo (USP) é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa cujo objetivo é promover a cultura científica e tecnológica em estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, mediante o desenvolvimento de projetos de pesquisa sob orientação de docente da USP, e atrair esses estudantes para que se tornem alunos de graduação da Universidade.

O estudante receberá Certificado de conclusão de Pré-Iniciação Científica ou de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, emitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, após o cumprimento dos seguintes requisitos:

• Cumprimento de carga horária mínima de 384 horas, preferencialmente dentro do período de 12 meses
  • Entrega de 2 relatórios semestrais das atividades desenvolvidas

Os estudantes poderão receber bolsas de estudos conforme previsto em edital próprio publicado uma vez por ano pela Pró-Reitoria de Pesquisa, no mês de abril.

Podem participar do Programa estudantes com ou sem bolsa. A participação no Programa independe dos Editais de bolsas, de forma que o estudante pode cumprir parte do Programa com bolsa e parte sem bolsa, ou com bolsas diferentes, de quaisquer entidades financiadoras.

Para mais informações, acesse a Resolução CoPq nº 7.235, 2016 e a Resolução CoPq Nº 7311, 2017

INSCRIÇÕES ENCERRADAS
INSCRIÇÕES PARA O EDITAL PIBICEM 2021/2022 (PROGRAMA DE PRÉ-INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE PRÉ-INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO) PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Está aberta a inscrição de projetos para o processo seletivo do Edital PIBICEM. Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Pré-Iniciação>Projetos). As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no manual (Programas>Pré-Iniciação>Ajuda). Não será possível cadastrar projetos que não vão concorrer às bolsas (outros fomentos ou voluntários) durante o período de inscrições que inicia às 08h30 do dia 03/05/21 e terminará às 12h00 do dia 21/05/21.

Informações importantes que constam do novo Edital:1. O aluno deve estar regularmente matriculado, durante a vigência da bolsa, em escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares ou escolas técnicas e não estar cursando o último ano do ensino médio no momento da implantação da bolsa.

2. Possuir frequência igual ou superior a 80% (declaração de frequência é emitida pela escola do aluno)

3. Estar desvinculado do mercado de trabalho

4. Ter currículo cadastrado na Plataforma Lattes

5. Histórico Atualizado.